Professores de escolas estaduais e municipais de Curitiba que trabalham com estudantes do 5° e 6° ano do ensino fundamental começaram nesta sexta-feira (6) um curso de formação integrada entre as duas redes de ensino. A formação proporcionará aos 120 participantes ferramentas para preparar a transição dos alunos que passarão do 5° ano do ensino fundamental das escolas municipais para o 6° ano na rede estadual.
A formação é ofertada pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba e será feita em quatro etapas, totalizando 16 horas ao final do curso, em setembro. A mesma capacitação já aconteceu em outras cidades, reforçando o trabalho coletivo entre o governo estadual e os municípios para garantir aos estudantes paranaenses uma educação de qualidade.
O curso vai permitir que os professores preparem os estudantes para a mudança sem que haja a ruptura do processo de ensino e aprendizagem e do aproveitamento escolar. “Quando o aluno migra de rede ele precisa entender que a mudança está apenas no espaço físico, mas o processo de ensino e aprendizagem será mantido”, destacou a superintendente da Educação, Fabiana Campos.
Entre os temas abordados no curso estão a transição entre a infância e a adolescência, organização educacional dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e oficinas de língua portuguesa. O curso atende também a uma das propostas do programa Minha Escola Tem Ação (Meta), que determina a oferta de formação continuada aos profissionais da educação.
A Secretaria da Educação estuda a oferta da formação também para os profissionais que trabalham com alunos que passarão do 9° ano do ensino fundamental e 1° ano do ensino médio.
TRANSIÇÃO - A formação surgiu da necessidade de criar um grupo de estudo integrado entre as redes de ensino para propor ações pedagógicas para preparar os estudantes durante o processo de mudança. “Interligamos o trabalho feito para que, ao chegar no 6° ano, o aluno apenas dê continuidade aos estudos sem a ruptura de ensino”, disse a professora Noemi Angela Nichele, da Escola Municipal Professora Nathalia de Conto Costa.
Segundo o diretor do Colégio Estadual Iara Bergmann, Jair Fernandes, o principal desafio ao receber os estudantes do 5° ano é a adaptação à nova rotina de estudos. “O curso integrado é uma ferramenta excelente para os professores possam discutir juntos ações para integrar esses alunos e melhorar a adaptação”, reforçou Fernandes.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
A formação é ofertada pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba e será feita em quatro etapas, totalizando 16 horas ao final do curso, em setembro. A mesma capacitação já aconteceu em outras cidades, reforçando o trabalho coletivo entre o governo estadual e os municípios para garantir aos estudantes paranaenses uma educação de qualidade.
O curso vai permitir que os professores preparem os estudantes para a mudança sem que haja a ruptura do processo de ensino e aprendizagem e do aproveitamento escolar. “Quando o aluno migra de rede ele precisa entender que a mudança está apenas no espaço físico, mas o processo de ensino e aprendizagem será mantido”, destacou a superintendente da Educação, Fabiana Campos.
Entre os temas abordados no curso estão a transição entre a infância e a adolescência, organização educacional dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e oficinas de língua portuguesa. O curso atende também a uma das propostas do programa Minha Escola Tem Ação (Meta), que determina a oferta de formação continuada aos profissionais da educação.
A Secretaria da Educação estuda a oferta da formação também para os profissionais que trabalham com alunos que passarão do 9° ano do ensino fundamental e 1° ano do ensino médio.
TRANSIÇÃO - A formação surgiu da necessidade de criar um grupo de estudo integrado entre as redes de ensino para propor ações pedagógicas para preparar os estudantes durante o processo de mudança. “Interligamos o trabalho feito para que, ao chegar no 6° ano, o aluno apenas dê continuidade aos estudos sem a ruptura de ensino”, disse a professora Noemi Angela Nichele, da Escola Municipal Professora Nathalia de Conto Costa.
Segundo o diretor do Colégio Estadual Iara Bergmann, Jair Fernandes, o principal desafio ao receber os estudantes do 5° ano é a adaptação à nova rotina de estudos. “O curso integrado é uma ferramenta excelente para os professores possam discutir juntos ações para integrar esses alunos e melhorar a adaptação”, reforçou Fernandes.
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