Diretores, professores e pedagogos das 110 escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRE) da Área Metropolitana Norte e coordenadores pedagógicos municipais da Região Metropolitana de Curitiba, participaram nesta quinta-feira (30), em Curitiba, do 1° Encontro Regional de Gestão Escolar. A formação teve como objetivo promover a reflexão dos processos avaliativos e foi ministrada por pesquisadores e especialistas da área.
Os 330 profissionais analisaram e debateram mecanismos para diagnosticar e trabalhar as defasagens de aprendizado dos estudantes, processos avaliativos internos, avaliações de conteúdo, processo de aprovação e reprovação, conselho de classe e evasão escolar. Também foram estudados os mecanismos das avaliações externas, como o sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Prova Brasil e o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA).
Os debates começaram no início deste mês em encontros descentralizados, realizados nas próprias escolas. “Essa troca de informações e experiências vai contribuir para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem”, explicou o chefe do Núcleo, Roni Miranda Vieira.
FORMAÇÃO CONTINUADA - A ação está inserida no programa Minha Escola Tem Ação (META) da Secretaria de Estado da Educação, que prevê a oferta da formação continuada aos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. “Essa formação proporciona aos professores e pedagogos um olhar diferente dos processos de avaliação. Isso reflete diretamente na qualidade da educação, porque os profissionais vão repensar o processo de ensino e aprendizagem em suas escolas”, observou a chefe do Departamento de Gestão Educacional da Secretaria, Rosângela Bezerra de Melo.
O diretor do Colégio Estadual Princesa Isabel, de Cerro Azul, Jonival Ignez Desplanches, destacou a contribuição para a formação dos professores. “O curso é uma oportunidade que o Governo do Estado proporciona para melhorar a qualidade do ensino público, pois alguns professores saem da faculdade com uma determinada visão sobre o processo de avaliação, mas chegam na escola e percebem que é diferente”, disse.
Já a diretora Patrícia Helena Wosch de Carvalho, do Colégio Estadual Maria da Luz Furquim, de Rio Branco do Sul, destacou que o curso terá impacto na qualidade do processo pedagógico da escola. “Essas informações serão repassadas aos professores e pedagogos para refletirmos sobre os índices de aprovação e o processo de ensino e aprendizagem. A intenção é que o nosso aluno aprenda mais”, disse.
ENCONTRO ESTADUAL – Na próxima semana, os diretores das 2,1 mil escolas da rede estadual de ensino participam, em Curitiba, do curso de Gestão em Foco, da Secretaria de Estado da Educação. Os profissionais vão abordar temas que envolvem dimensões pedagógicas, financeiras e administrativas vivenciadas no cotidiano escolar, com o objetivo de fortalecer as gestões democráticas dos estabelecimentos de ensino.
Os cursos iniciam na segunda-feira (3) e encerram dia 28 de abril. Além dos diretores, participam os chefes e coordenadores pedagógicos dos 32 Núcleos Regionais de Educação. A carga horária é de 16 horas e será somada aos planos de carreira dos profissionais.
Os 330 profissionais analisaram e debateram mecanismos para diagnosticar e trabalhar as defasagens de aprendizado dos estudantes, processos avaliativos internos, avaliações de conteúdo, processo de aprovação e reprovação, conselho de classe e evasão escolar. Também foram estudados os mecanismos das avaliações externas, como o sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Prova Brasil e o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA).
Os debates começaram no início deste mês em encontros descentralizados, realizados nas próprias escolas. “Essa troca de informações e experiências vai contribuir para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem”, explicou o chefe do Núcleo, Roni Miranda Vieira.
FORMAÇÃO CONTINUADA - A ação está inserida no programa Minha Escola Tem Ação (META) da Secretaria de Estado da Educação, que prevê a oferta da formação continuada aos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. “Essa formação proporciona aos professores e pedagogos um olhar diferente dos processos de avaliação. Isso reflete diretamente na qualidade da educação, porque os profissionais vão repensar o processo de ensino e aprendizagem em suas escolas”, observou a chefe do Departamento de Gestão Educacional da Secretaria, Rosângela Bezerra de Melo.
O diretor do Colégio Estadual Princesa Isabel, de Cerro Azul, Jonival Ignez Desplanches, destacou a contribuição para a formação dos professores. “O curso é uma oportunidade que o Governo do Estado proporciona para melhorar a qualidade do ensino público, pois alguns professores saem da faculdade com uma determinada visão sobre o processo de avaliação, mas chegam na escola e percebem que é diferente”, disse.
Já a diretora Patrícia Helena Wosch de Carvalho, do Colégio Estadual Maria da Luz Furquim, de Rio Branco do Sul, destacou que o curso terá impacto na qualidade do processo pedagógico da escola. “Essas informações serão repassadas aos professores e pedagogos para refletirmos sobre os índices de aprovação e o processo de ensino e aprendizagem. A intenção é que o nosso aluno aprenda mais”, disse.
ENCONTRO ESTADUAL – Na próxima semana, os diretores das 2,1 mil escolas da rede estadual de ensino participam, em Curitiba, do curso de Gestão em Foco, da Secretaria de Estado da Educação. Os profissionais vão abordar temas que envolvem dimensões pedagógicas, financeiras e administrativas vivenciadas no cotidiano escolar, com o objetivo de fortalecer as gestões democráticas dos estabelecimentos de ensino.
Os cursos iniciam na segunda-feira (3) e encerram dia 28 de abril. Além dos diretores, participam os chefes e coordenadores pedagógicos dos 32 Núcleos Regionais de Educação. A carga horária é de 16 horas e será somada aos planos de carreira dos profissionais.