Professores começam o ano com 35% de hora-atividade

Publicação
06/02/2015 - 15:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Professores da rede estadual do Paraná começam este ano letivo de 2015 com um avanço histórico: a implantação de 35% de hora-atividade. Agora, das 20 aulas semanais, os professores terão 13 aulas com alunos e sete aulas reservadas para preparo de conteúdos, correções de provas e outras ações de melhoria pedagógica. Para professores com 40 aulas, a hora-atividade dobra, e os professores ficam 14 aulas sem contato com aluno.
A hora-atividade já era cumprida pelo Governo do Estado e uma pequena fração de meia aula era paga em forma de salário. A opção pelo pagamento foi combinada com a categoria no ano passado para não desorganizar a distribuição de aulas que já estava feita. Com o novo ano letivo, a Secretaria de Estado da Educação fez a apropriação pedagógica da hora-atividade que restava para ser cumprida na prática.
HISTÓRICO - Metade da hora-atividade dos professores do Paraná foi implantada nos últimos 4 anos. “Asseguramos numa única gestão o que outras levaram até 12 anos para implantar”, destacou o governador Beto Richa.
A hora-atividade é tempo reservado aos professores que estão em sala de aula para realizar estudos, planejamento, entre outras tarefas. Ainda serve para participação em formações continuadas e deve ser cumprida de maneira integral na mesma escola em que atua.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br