Mais de 50 bancos e instituições financeiras vão participar entre os dias 5 e 20 de dezembro da ação que será exclusivamente pela internet, por meio do consumidor.gov.br
A diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, disse que a iniciativa de fazer a ação por meio da plataforma busca atender todos os consumidores do Estado, especialmente aqueles que residem em municípios onde não existem Procons, além de facilitar a vida do consumidor, que não precisa se deslocar para negociar suas pendências financeiras.
“Acreditamos que esse mutirão pela internet vai incentivar as pessoas a negociar suas dívidas e sair dessa situação que causa diversos transtornos na vida de qualquer cidadão, muitas vezes motivada por fatores como uma doença na família ou desemprego”, disse Cláudia.
Para o secretário de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Elias Gandour Thomé, o momento para fazer esse mutirão é o mais apropriado. “Nesse momento, muitas famílias já receberam uma parcela do décimo terceiro salário e já tem mais uma parte para ser recebida nos próximos dias. É uma oportunidade de resolver as dívidas antigas”.
Para participar do mutirão online basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma consumidor.gov.br, relatar o problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.
No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.
Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.
Para conferir as empresas participantes, clique