Processo Seletivo
Seriado da UEPG
tem 18,3 mil inscritos

Curso de Medicina é o mais concorrido, com 30 candidatos por vaga, seguido de Engenharia Civil, com 15,9 candidatos por vaga. As provas acontecem em 20 de novembro
Publicação
13/10/2016 - 17:35

Confira o áudio desta notícia

A Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) divulgou nesta quinta-feira (13) que foram registradas 18.308 inscrições para o Processo Seletivo Seriado – PSS 2016.
As provas serão aplicadas em 20 de novembro em Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Jaguariaíva, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama.
No PSS I - referente ao primeiro ano do ensino médio- candidataram-se 9.341 estudantes. O PSS II, relativo ao segundo ano do ensino médio, registrou 5.699 inscrições. Para o PSS III, referente ao terceiro ano, houve 3.268 inscrições.
É na terceira fase do processo de seleção que os candidatos optam por um dos 39 cursos de graduação ofertados pela UEPG. Anualmente, a instituição reserva 25% das vagas da graduação para o PSS. Para este ano, são 496 vagas.
CONCORRÊNCIA - De acordo com o relatório da CPS, dos 3.268 inscritos para o PSS III, 300 candidatos disputam 10 vagas ofertadas para o curso de Medicina. É a maior concorrência do concurso, com média de 30 candidatos por vaga. Em segundo lugar, vem o curso de Engenharia Civil, com 207 concorrentes a 13 vagas. A proporção é de 15,9 candidatos por vaga. Na terceira posição vem o curso de Agronomia, com 197 inscritos para 15 vagas (proporção de 13,1 candidatos por vaga).
De acordo com o calendário do PSS 2016, a partir de 20 de outubro os candidatos podem imprimir a ficha de inscrição, com o respectivo local de provas. A CPS alerta os candidatos que para acesso aos locais de provas é obrigatória a apresentação de documento oficial de identificação. Caso o candidato não possua, ele deve providenciá-lo o quanto antes para que até a data das provas (20 de novembro) esteja pronto.
PIONEIRA - A UEPG é pioneira no Paraná na implantação do processo seriado para ingresso na graduação. Como modalidade de seleção alternativa, o PSS se desenvolve de maneira gradual, sistemática e cumulativa.
O aluno é avaliado ao final de cada uma das séries do ensino médio, por meio de provas denominadas PSS I, PSS II e PSS III. Na última etapa do processo (PSS III), o candidato opta por um dos 39 cursos ofertados pela instituição.
Veja a relação completa da concorrência do PSS 2016 em www.cps.uepg.br/pss.