A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) recebeu nesta quinta-feira (14) os presidentes e vice-presidentes das Juntas Comerciais do Brasil para discutir assuntos relacionados ao registro de comércio de todo o país. A abertura do evento contou com a presença do secretário especial do Desenvolvimento Econômico no Paraná, Virgílio Moreira Filho.
Segundo ele, esses encontros ocorrem com frequência, uma vez em cada estado do Brasil, e são importantes justamente pelo fato de que é necessário normatizar e equalizar as regras, para que os usuários das juntas comerciais se beneficiem disso e tenham, cada vez mais, um serviço ágil e de qualidade.
Durante o evento foi discutida a deliberação sobre a integração dos cartórios à RedeSim e a deliberação sobre a depuração das bases de CNPJ e NIRE.
Sâmya Aby Faraj Linhares Bastos, presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) e presidente da Jucern, apresentou uma proposta de reformulação na tabela de serviços do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI) e também propôs a integração às Juntas Comerciais da base de dados do Conselho Federal de Contabilidade.
Foi debatido sobre a regulamentação dos leiloeiros, a realização de padronização do processo eletrônico e o desenquadramento do Micro Empreendedor Individual (MEI). Segundo o presidente da Jucepar, Ardisson Akel, o balanço final do encontro de presidentes foi positivo. “Foi um dia de trabalho intensivo. É muito importante essa troca de experiência entre as Juntas. Além disso, soubemos que a Jucepar é vista como referência para outras Juntas e isso é muito gratificante”, afirmou.