Prêmio valoriza experiências de inovação em saúde pública para fortalecer o SUS

Ao todo, 513 trabalhos foram inscritos no 1º Prêmio inova saúde pública, reunindo práticas desenvolvidas em 122 municípios paranaenses
Publicação
31/07/2016 - 16:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os prêmios foram disputados em sete categorias: Políticas Públicas de Saúde - Redes de Atenção à Saúde; Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde; Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade; Planejamento e Gestão em Saúde; Vigilância em Saúde; Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde; Tecnologias do Cuidado em Saúde Pública.
A premiação dos 21 vencedores do 1ª Prêmio Inova Saúde Paraná marcou neste sábado (30) o encerramento do 3º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva, realizado em Matinhos, no Litoral do Estado. O prêmio reuniu 513 trabalhos científicos voltados ao fortalecimento do SUS. O objetivo foi valorizar iniciativas de sucesso que vêm sendo realizadas no âmbito da saúde pública do Paraná.
“Temos que dar mais espaço para a inovação em nossa área. Por isso, somos parceiros na promoção deste prêmio que incentiva cada vez mais nossos profissionais a buscarem soluções criativas para qualificar o SUS”, destacou o secretário estadual da Saúde, Michel Caputo Neto, que participou da premiação.
Para o secretário, a excelência da equipe de saúde pública do Paraná é vista em cada um dos trabalhos apresentados. “Sem dúvida, contamos com os melhores profissionais de saúde pública do país. Se hoje temos avançado e se destacado em várias áreas, isso se deve a qualidade e ao comprometimento desta equipe valorosa que atua em nossa rede”, completou.
Os 513 trabalhos inscritos na mostra reuniram experiências desenvolvidas em 122 municípios paranaenses. Do total de inscritos, 63 iniciativas foram pré-selecionadas para concorrer aos três primeiros lugares de cada uma das sete categorias do prêmio: Políticas Públicas de Saúde - Redes de Atenção à Saúde; Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde; Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade; Planejamento e Gestão em Saúde; Vigilância em Saúde; Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde; Tecnologias do Cuidado em Saúde Pública.
Vencedora na categoria Políticas Públicas de Saúde – Redes de Atenção à Saúde, a enfermeira Keullin Cristian Oliboni disse que é uma emoção muito grande ter o seu trabalho reconhecido em um evento deste porte. “Este prêmio demonstra que estamos no caminho certo e é um incentivo extra para que a gente faça ainda mais pelo bem estar da população”, revelou.
Keullin apresentou a experiência do município de Laranjeiras do Sul na implantação de um projeto específico para a saúde do homem. Ela conta que, entre outras ações, foi definido que todas as seis unidades de saúde da cidade ficariam abertas também aos sábados para oferecer atendimento multidisciplinar à população masculina.
“Isso teve um impacto muito positivo, pois ampliamos o acesso dos homens aos serviços de saúde. Hoje, por exemplo, recebemos em média 100 homens por sábado em cada unidade”, explicou a enfermeira. Segundo ela, a ideia surgiu em 2013, baseada na estratégia da campanha Agosto Azul do Governo do Estado.
De acordo com o presidente do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco), João Campos, o prêmio mostrou que o Paraná tem uma vasta produção científica na área da saúde. “É preciso compartilhar o que está sendo feito aqui em nosso Estado. Com o apoio da Secretaria da Saúde, queremos perpetuar este prêmio e torná-lo um evento anual”, declarou.
CONGRESSO - Promovido pelo Inesco em parceria com a Escola de Saúde Pública do Paraná, o 3º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva reuniu mais de mil pessoas, entre gestores, profissionais de saúde, estudantes, pesquisadores e demais líderes do setor. Foram quatro dias de intenso debate sobre os rumos da saúde pública no Estado.
A programação envolveu 48 oficinas temáticas, além de conferências, painéis de discussão, mesas redondas, lançamentos de livros e outras atividades. “É um encerramento de uma semana histórica para a área da saúde. Tivemos lançamento da campanha da vacinação contra a dengue, abertura de concurso público para contratação de servidores, lançamento do Plano Estadual de Saúde 2016-2019 e este congresso, que com certeza vai contribuir muito para a qualificação do SUS no Paraná”, resumiu o secretário.
Veja a lista dos trabalhos premiados em cada categoria:
EIXO 1 – FORMAÇÃO EM SAÚDE E INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE
1º Lugar
-Formação continuada em medidas de prevenção e posvenção do suicídio para colaboradores da saúde em Maringá-PR-Brasil
-Autora: Raquel Pinheiro Neaves Antoniassi
2º Lugar
-TBL como Metodologia de Avaliação
-Autora: Fernanda de Andrade Galliano Daros
3º Lugar
- Caiu na rede
-Autor: Rafael Soares Corrêa
EIXO 2 – GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
1º Lugar
-Mudança de Tecnologia em Central de Materiais para redução de custos hospitalares
-Autora: Viviane Vidotti
2º Lugar
-Reproduzindo Técnicas de Curativo em cenário mais próximo de situações reais: Relato de Experiência
-Autora: Roseli Inês Resende
3º Lugar
-Educação Sanitária: Integralidade e Formação em Processamento de Produtos de Saúde
-Autora: Claudia Ribeiro Reis
EIXO 3- PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE
1º Lugar
-Reestruturação do Serviço de Abastecimento da Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais – PR
-Autora: Scheila Maria Graczyk Takayasu
2º Lugar
-A contratualização na Atenção Primária: a percepção dos profissionais de saúde no município de Curitiba – PR
-Autora: Thabata Cristy Zermiani
3º Lugar
-Modelo Gerencial no processo na redução da Mortalidade Infantil
-Autora/o: Greicy Cezar do Amaral
EIXO 4 – POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE; RDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
1º Lugar
-Projeto Saúde do Homem
-Autor: Keullin Cristian Oliboni
2º Lugar
-Perfil dos usuários atendidos no Modelo de Atenção às Condições Crônicas no Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense
-Autora: Lais Cristine Pilger
3º Lugar
-Brinquedo terapêutico em Unidade Pediátrica: diferentes conceitos da Equipe de Enfermagem
-Autora: Enedina Beatriz Porto Braga Misael
EIXO 5 - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE
1º Lugar
-Aplicativo Móvel para autocuidado de adolescentes com Diabetes Melitus Tipo 1
-Autora: Valquiria Fernandes Marques
2º Lugar
-Sistema Informatizado para Gestão de Fluxo e Acolhimento com Classificação de Risco
-Autora: Viviane Vidotti
3º Lugar
– Sistema de Informação para Liberação de Imunobiológicos especiais SI-LIE: Tecnologia favor da Saúde
- Autora: Fernanda Crosewski
EIXO 6 – TECNOLOGIAS DO CUIDADO EM SAÚDE PÚBLICA
1º Lugar
-Serviço Aeromédico Paraná Urgência/SAMU base Cascavel: Atendimento Neonatal
-Autora: Vanessa Coldebella
2º Lugar
-Observatório para sífilis gestacional e congênita em Londrina –PR
-Autora: Flaviane Mello Lazarin
3º Lugar
-Grupo Caminhando e Contando ferramenta de cuidado e promoção da saúde na Atenção Básica em Piraquara – PR
-Autora: Luna Rezende Machado de Souza
EIXO 7 – VIGILÂNCIA EM SAÚDE
1º Lugar
-Adequação de Boas Práticas Higiênicas em supermercados de um município da Região Metropolitana de Curitiba – PR: condições de temperatura, higiene de superfícies e gerenciamento de resíduos sólidos
-Autora: Danieli Muchalak dos Santos
2º Lugar
-Regras de Predição Clínica para a Dengue
-Autora: Ana Victória Palagi Viganó
3º Lugar
-Avaliação do Controle de Temperatura no Transporte de Hemocomponentes em hospital filantrópico de Paranavaí – PR
-Autor: Romir Rodriguess

GALERIA DE IMAGENS