Prefeitos propõem instalar frigorífico de aves em Iporã

Nova unidade foi assunto da reunião da governadora Cida Borghetti com dez prefeitos da Associação dos Municípios de Entre Rios, no Noroeste do Paraná. Projeto está sendo estudado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. Unidade seria instalada em Iporã,  atenderia aviários e movimentaria a economia da região.
Publicação
13/06/2018 - 14:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A governadora Cida Borghetti recebeu nesta quarta-feira (13), no Palácio Iguaçu, prefeitos da Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios), no Noroeste do Paraná, para discutir projetos de desenvolvimento econômico na região. Entre os projetos está a construção de um novo frigorífico de aves, em Iporã, para fomentar a cadeia do agronegócio nessas cidades.

Foi tratado do apoio do Governo do Estado para a compra de equipamentos para a unidade, um montante de aproximadamente R$12 milhões. O investimento total do projeto será de cerca de 50 milhões, já com capital de giro. A iniciativa é coletiva, dos municípios.

A governadora sinalizou de maneira positiva e, afirmou, que o convênio está sendo preparado. Ela disse que irá até Iporã, na próxima semana, para anunciar mais essa obra. “Já estou acompanhando essa demanda há algum tempo e sei da necessidade desse empreendimento para alavancar economicamente toda a região. Quero assinar esse convênio na própria cidade”, disse Cida.

PROJETO – Há mais de um ano o projeto está sendo estudado na Secretaria de Estado da Agricultura. Ele envolve a construção de um barracão e um abatedouro regional, com a ajuda do governo para compra de equipamentos. De acordo com o prefeito de Pérola e presidente da Amerios, Darlan Scalco, a unidade terá capacidade para abater cerca de 120 mil frangos por dia, com início de 60 mil. A previsão é de geração de cerca de 2 mil empregos até o final do projeto.

Segundo Scalco, com a saída de um grande frigorífico de Iporã, mais de 130 aviários, localizados nestes 10 municípios, estão parados e 2 mil pessoas que trabalhavam na unidade ficaram sem emprego. “Um aviário dá um retorno de cerca de R$ 16 mil por ano ao município em ICMS. Ou seja, os municípios diminuíram a receita e as famílias não têm mais como obter seu sustento. Por isso, estamos nos unindo para gerar empregos e renda dentro da região”, disse.

DESENVOLVIMENTO - O prefeito de Iporã, Roberto da Silva, disse que a construção da indústria é fundamental para elevar a qualidade de vida da população e movimentar a economia não só da cidade, mas de toda a região. “O frigorífico vai gerar emprego e renda e atenderá os nossos produtores. Percebemos o compromisso desse governo com os municípios, não só com as ações básicas de saúde, educação e infraestrutura, mas também, em desenvolvimento. É de grande sensibilidade a iniciativa da governadora Cida, que junto com a sua equipe, apoia o nosso projeto”, afirmou.

PRESENÇAS - Participaram da reunião os secretários da Agricultura e Abastecimento, George Hiraiwa, e da Fazenda, José Luiz Bovo; o chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico, o assessor da governadoria, Alceni Guerra; os deputados estaduais Alexandre Curi, José Carlos Shiavinato e Tião Medeiros e o diretor-geral da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Luiz Lazaro Sorvos.

GALERIA DE IMAGENS