Prefeitos do Noroeste
apoiam ajustes e destacam
gestão municipalista de Richa

Os prefeitos afirmaram, em reunião no Palácio Iguaçu nesta terça-feira, que o governador Beto Richa implantou no Paraná uma gestão municipalista que respeita os gestores municipais
Publicação
07/04/2015 - 19:08
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa reuniu-se4 na tarde desta terça-feira (7), no Palácio Iguaçu, com prefeitos da região Noroeste do Estado que apresentaram algumas reivindicações e declararam apoio às medidas de austeridade tomadas pelo governo estadual para reduzir os gastos.
Os prefeitos estavam acompanhados do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Luiz Claudio Romanelli. “Faço questão de receber os prefeitos para ouvir seus pedidos e apresentar as propostas do nosso governo”, disse o governador.
Richa destacou o perfil municipalista da sua gestão e lembrou que foi o primeiro governador da história do Paraná a visitar todas as 399 cidades paranaenses. “Nosso governo é municipalista e atende hoje todos os prefeitos de forma igualitária”, afirmou ele. O governador explicou que o Paraná, assim como o Brasil, passa por um momento de dificuldades em razão da estagnação da economia e consequente queda na arrecadação.
Apesar desse cenário, Beto Richa está otimista que nos próximos meses a situação financeira melhore retomando a capacidade de investimento do Estado. “Tenho certeza que teremos um período ainda melhor do que nos anos anterior”, garantiu. O governador fez um balanço da sua administração e destacou os avanços na educação, educação, saúde e infraestrutura. “É o caso da duplicação da PR-323, no trecho Paiçandu-Maringá, com um investimento de R$ 33 milhões”, citou Richa como exemplo.
RECONHECIMENTO - O prefeito de Santa Cruz do Monte Castelo, José Maria, disse que o governador Beto Richa implantou no Paraná uma gestão municipalista que respeita os prefeitos. “Reconhecemos os avanços e obras que recebemos na nossa cidade. As estradas hoje estão sendo duplicadas e recebendo importantes melhorias”, afirmou.
Prefeito de segunda gestão, José Maria compara Richa com os governadores anteriores. “Antes não havia atenção nenhuma aos prefeitos. Era quase impossível falar com o governador”, disse ele.
“Somos prefeitos e entendemos que esse período de dificuldade econômica é um problema nacional. São importantes os ajustes econômicos para depois poder acelerar ainda mais os investimentos”, afirmou.
De acordo com o prefeito de Querência do Norte, Carlos Benvenutti, a expectativa é boa com o futuro financeiro do Estado. “Temos certeza que essa fase passará e as obras virão mais ainda para as cidades. Confiamos que o governador está fazendo as medidas necessárias”, disse. Ele destacou os investimentos repassados pelo Estado a fundo perdido para os municípios pelo Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM). “Um ótimo programa que tem nos ajudado muito”, avaliou.
Pedro Castanhari, prefeito de Itauna do Sul, disse que a aproximação com o governador é muito importante para os prefeitos. “Também estamos num período de dificuldades financeiras e é muito bom ouvir do governador que as coisas devem melhorar. Estamos otimistas e confiantes que o futuro será melhor”, afirmou.
Ele elogiou os investimentos do governo estadual e citou como exemplo a valorização salarial dos professores e as obras nas rodovias da região. “Quem viaja sempre reconhece que avançamos muito nessa área. Hoje, temos obras grandes obras de duplicação em todo o Estado”, disse. A reunião foi acompanhada ainda pelos prefeitos Brasílio Bovis (Marilena), Luiz Cardoso (Alto Piquiri), Sérgio Ferreira (Santa Mônica) e Aparecido de Almeida (Douradina).
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS