Prazo para registro dos dados do Bolsa Família termina em 13 de janeiro

As prefeituras que não enviarem os dados não contarão com os Índices de Gestão Descentralizada Municipal, repassados pelo MDS e pela Secretaria Nacional de Renda e Cidadania durante o primeiro sememestre de 2012
Publicação
20/12/2011 - 16:35
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os municípios paranaenses que receberam recursos do Programa Bolsa Família (PBF) têm até o dia 13 de janeiro para registrar os dados de acompanhamento das famílias no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
As prefeituras que não enviarem os dados, ou registrarem índices inferiores a 20%, não contarão com os Índices de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M), repassados pelo ministério e pela Secretaria Nacional de Renda e Cidadania durante o primeiro semestre de 2012 para a gestão municipal do Cadastro Único e do PBF.
Concebido como uma estratégia de apoio à gestão municipal do Programa Bolsa Família, o IGD-M é um indicador que mede o desempenho dos municípios na gestão do programa, considerando a qualidade do Cadastro Único (validade e atualização dos cadastros) e do acompanhamento das condicionalidades de saúde e de educação. Com base nos resultados apurados por intermédio do IGD-M, os municípios que apresentam bom desempenho recebem mensalmente recursos para investir em atividades voltadas para a gestão do PBF.
“Os gestores municipais devem registrar os dados dos beneficiários do Bolsa Família no Sisvan e enviar ao ministério até dia 31 de dezembro. Fazer esse acompanhamento é uma obrigação do município e uma das metas pactuadas”, diz Nircélio Zabot, coordenador de Renda de Cidadania da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.
Até o dia 12 de dezembro, 28 municípios paranaenses apresentavam índices de acompanhamento inferiores a 20%.
O sistema Bolsa Família tem acesso público e oferece informações consolidadas por município e estado, atualizadas nas segundas-feiras.
Para obter informações acesse http://bolsafamilia.datasus.gov.br. No menu à esquerda, clicar em relatórios consolidados, existem 8 opções de relatórios disponíveis, por estados e municípios.