Portos serão parceiros do Governo no projeto Bioclima

Recuperação da biodiversidade no Litoral será tratada com apoio da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina. Appa prevê ainda a criação de uma diretoria de meio ambiente
Publicação
14/03/2012 - 15:39

Confira o áudio desta notícia

O secretário estadual do Meio Ambiente, Jonel Iurk, apresentou no Porto de Paranaguá o programa Bioclima Paraná, que será lançado em abril. O secretário, que tem realizado uma série de reuniões com o mesmo objetivo, foi recebido pelo superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Airton Maron. Técnicos do porto participaram da reunião para conhecer mais detalhes do projeto que vai estabelecer regras para a conservação e recuperação da biodiversidade no Estado.
De acordo com Iurk, a Appa tem presença importante na bacia litorânea e dar conhecimento ao porto é fundamental para o sucesso do projeto. “O Porto será protagonista da consecução do programa que prevê a recuperação da biodiversidade. A área litorânea é frágil e o porto poderá dar contribuições com as políticas públicas, não só com relação às populações tradicionais como também na questão dos monitoramentos”, disse o secretário.
Para Maron, o trabalho conjunto da Appa e da Sema vai permitir uma mudança significativa nas questões ambientais do litoral. “Temos plena consciência da relevância deste assunto na atividade portuária e já estamos inclusive trabalhando na criação de uma diretoria de meio ambiente aqui na Appa. Estamos preparando ações que vão se reverter em benefícios à população e preservação dos recursos naturais”, disse.
O projeto Bioclima prevê ações nas áreas ambiental e agrícola, estendendo-se também para o meio urbano. O Bioclima Paraná regulamentará, entre outros aspectos, a composição da reserva legal conforme o texto final do Código Florestal, que deve ser votado na Câmara dos Deputados nos próximos dias.

GALERIA DE IMAGENS