Chegaram ao Porto de Paranaguá dois portêineres (guindastes usados na carga e descarga de contêineres) que vão ampliar em 50% a capacidade de movimentação de cargas do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) a partir de 2012. Também foram adquiridas seis pontes rolantes sobre rodas (RTGs), utilizadas para a movimentação de contêineres em pátio.
Estão sendo investidos R$ 185 milhões para ampliar a capacidade de movimentação. Além dos equipamentos, o terminal de contêineres será expandido em 315 metros, para abrigar o terceiro berço dedicado a operações deste tipo. Com isso, será possível aumentar a capacidade operacional de contêineres em até 50%, passando dos atuais 800 mil TEUs/ano (unidade de medida equivalente a 20 pés) para 1,2 milhão de TEUs/ano.
“Estes investimentos vêm restabelecer o nível adequado de concorrência do Porto de Paranaguá, que ficou anos sem investimentos de grande porte. Com isso, reassumiremos a condição de líderes regionais na movimentação de contêineres”, afirma o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron.
Os equipamentos adquiridos suprem a demanda causada pela instalação, neste ano, de quatro novas linhas de navegação – que estão atendendo a Europa, Ásia, Caribe e Golfo do México e a Costa Leste dos Estados Unidos. Estas novas linhas somam-se às 17 já existentes, ampliando a abrangência de atendimento do Porto de Paranaguá e possibilitando aumento direto na movimentação de contêineres. Do início do ano até agora, o Porto de Paranaguá aumentou em 10% sua movimentação de contêineres cheios em relação a 2010.
Os novos portêineres, fabricados pela Liebheer Container Cranes Ltd, da Irlanda, são aptos a operar em navios de grande porte. Os RTGs foram construídos pela Kone Kranes, que tem fábricas na China e na Irlanda. Com o aumento do cais e com a aquisição de mais equipamentos, a capacidade prevista do TCP em 2013 chegará a 1,5 milhão de TEUs/ano.
Estão sendo investidos R$ 185 milhões para ampliar a capacidade de movimentação. Além dos equipamentos, o terminal de contêineres será expandido em 315 metros, para abrigar o terceiro berço dedicado a operações deste tipo. Com isso, será possível aumentar a capacidade operacional de contêineres em até 50%, passando dos atuais 800 mil TEUs/ano (unidade de medida equivalente a 20 pés) para 1,2 milhão de TEUs/ano.
“Estes investimentos vêm restabelecer o nível adequado de concorrência do Porto de Paranaguá, que ficou anos sem investimentos de grande porte. Com isso, reassumiremos a condição de líderes regionais na movimentação de contêineres”, afirma o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron.
Os equipamentos adquiridos suprem a demanda causada pela instalação, neste ano, de quatro novas linhas de navegação – que estão atendendo a Europa, Ásia, Caribe e Golfo do México e a Costa Leste dos Estados Unidos. Estas novas linhas somam-se às 17 já existentes, ampliando a abrangência de atendimento do Porto de Paranaguá e possibilitando aumento direto na movimentação de contêineres. Do início do ano até agora, o Porto de Paranaguá aumentou em 10% sua movimentação de contêineres cheios em relação a 2010.
Os novos portêineres, fabricados pela Liebheer Container Cranes Ltd, da Irlanda, são aptos a operar em navios de grande porte. Os RTGs foram construídos pela Kone Kranes, que tem fábricas na China e na Irlanda. Com o aumento do cais e com a aquisição de mais equipamentos, a capacidade prevista do TCP em 2013 chegará a 1,5 milhão de TEUs/ano.