Pela primeira vez em muitos anos, uma embarcação de grande porte com capacidade para 68 mil toneladas de soja foi carregada plenamente no Porto de Paranaguá. Atracado desde a tarde de quinta-feira (17), o navio Aris T, de bandeira grega, seguirá para a Holanda com carga completa graças à recente dragagem do berço de atracação de Paranaguá, autorizada pelo governador Beto Richa. Antes da dragagem, um navio com capacidade semelhante saía do porto com, no máximo, 55 mil toneladas de grãos.
“Uma das primeiras ações do governador Beto Richa foi autorizar a dragagem de manutenção dos berços de atracação, que há seis anos não era realizada e prejudicava o embarque principalmente dos navios graneleiros. Com a conclusão desta obra, estamos aptos a atender plenamente todos os navios para esta safra”, afirmou o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Airton Vidal Maron.
Com o restabelecimento das profundidades dos berços, o porto volta a carregar plenamente navios como o Aris T. Este diferencial, além de representar mais carga embarcada, reflete diretamente no frete marítimo, com ganhos para o produtor.
DRAGAGEM – A dragagem de manutenção dos berços custou R$ 2,5 milhões e foi paga com recursos da Appa. A autarquia trabalha, agora, na obtenção das licenças ambientais para a realização das dragagens de manutenção do Canal da Galheta e da Bacia de Evolução e para a dragagem de aprofundamento. Toda a documentação para obter estas licenças já foi entregue ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). A expectativa da Appa é iniciar a dragagem de manutenção em julho ou agosto deste ano. A obra está orçada em R$ 100 milhões e será paga com recursos próprios da autorquia.
Já a dragagem de aprofundamento deve ser realizada no final do ano e já existem R$ 52 milhões do Plano de Acelerarão do Crescimento (PAC I) previstos para pagamento de parte da obra. A Appa deverá entrar com contrapartida de, pelo menos, R$ 50 milhões para custear estes serviços.
MOVIMENTAÇÃO – O navio Aris T atracou na tarde de quinta-feira (17) em Paranaguá, vindo de Singapura. Daqui, o navio segue para o Porto de Roterdã, na Holanda.
Na quinta-feira (17), o corredor de exportação do Porto de Paranaguá embarcou 58,3 mil toneladas de grãos. Nesta sexta-feira (18), três navios estão atracados no corredor e, juntos, carregarão 190 mil toneladas de grãos. Outros 25 navios de grãos aguardam para atracar.
O recebimento de cargas em caminhões e vagões no Porto de Paranaguá já foi normalizado. Na quinta-feira (17), por volta das 21h, a ALL liberou a descida de vagões para o porto e até o final da manhã, cerca de 300 vagões já tinham chegado ao terminal, em Paranaguá. O pátio de triagem recebeu 730 caminhões nas últimas 24 horas e, na manhã desta sexta-feira (18), ainda existiam cerca de 250 vagas no pátio.
“Uma das primeiras ações do governador Beto Richa foi autorizar a dragagem de manutenção dos berços de atracação, que há seis anos não era realizada e prejudicava o embarque principalmente dos navios graneleiros. Com a conclusão desta obra, estamos aptos a atender plenamente todos os navios para esta safra”, afirmou o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Airton Vidal Maron.
Com o restabelecimento das profundidades dos berços, o porto volta a carregar plenamente navios como o Aris T. Este diferencial, além de representar mais carga embarcada, reflete diretamente no frete marítimo, com ganhos para o produtor.
DRAGAGEM – A dragagem de manutenção dos berços custou R$ 2,5 milhões e foi paga com recursos da Appa. A autarquia trabalha, agora, na obtenção das licenças ambientais para a realização das dragagens de manutenção do Canal da Galheta e da Bacia de Evolução e para a dragagem de aprofundamento. Toda a documentação para obter estas licenças já foi entregue ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). A expectativa da Appa é iniciar a dragagem de manutenção em julho ou agosto deste ano. A obra está orçada em R$ 100 milhões e será paga com recursos próprios da autorquia.
Já a dragagem de aprofundamento deve ser realizada no final do ano e já existem R$ 52 milhões do Plano de Acelerarão do Crescimento (PAC I) previstos para pagamento de parte da obra. A Appa deverá entrar com contrapartida de, pelo menos, R$ 50 milhões para custear estes serviços.
MOVIMENTAÇÃO – O navio Aris T atracou na tarde de quinta-feira (17) em Paranaguá, vindo de Singapura. Daqui, o navio segue para o Porto de Roterdã, na Holanda.
Na quinta-feira (17), o corredor de exportação do Porto de Paranaguá embarcou 58,3 mil toneladas de grãos. Nesta sexta-feira (18), três navios estão atracados no corredor e, juntos, carregarão 190 mil toneladas de grãos. Outros 25 navios de grãos aguardam para atracar.
O recebimento de cargas em caminhões e vagões no Porto de Paranaguá já foi normalizado. Na quinta-feira (17), por volta das 21h, a ALL liberou a descida de vagões para o porto e até o final da manhã, cerca de 300 vagões já tinham chegado ao terminal, em Paranaguá. O pátio de triagem recebeu 730 caminhões nas últimas 24 horas e, na manhã desta sexta-feira (18), ainda existiam cerca de 250 vagas no pátio.