Porto de Paranaguá vai exportar
trigo paranaense na entressafra

O governador Beto Richa determinou que o porto fizesse adaptações logísticas para atender a demanda dos produtores paranaenses. Ao todo, 100 mil toneladas de trigo devem ser exportadas nas próximas semanas
Publicação
21/12/2011 - 11:00

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O Porto de Paranaguá readequou a operação do corredor de exportação para atender aos produtores paranaenses de trigo neste final de ano. As adaptações logísticas no terminal foram determinadas pelo governador Beto Richa. Durante o período de entressafra, nos meses de novembro, dezembro e janeiro, o Corredor de Exportação do Porto passa por manutenção. Mas, para atender ao pedido dos cerealistas, serão feitos os ajustes que permitirão o escoamento do trigo.
Numa primeira etapa serão exportadas 60 mil toneladas de trigo da Associação das Empresas Cerealistas do Estado do Paraná (Acepar). Já está previsto o embarque de mais 40 mil toneladas de trigo a serem exportadas por outra cooperativa paranaense.
De janeiro a novembro, o Porto de Paranaguá exportou 682 mil toneladas de trigo. No ano passado, foram 734 mil toneladas e a expectativa é que, com as movimentações dos produtores paranaenses neste fim de ano, o Porto ultrapasse essa marca na exportação do produto.
O trigo paranaense que será exportado ficará no armazém 12, que acaba de ser reformado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Foram cumpridas todas as normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tornando o armazém apto a prestar serviços de armazenagem de cargas de alimentos e matérias-primas utilizadas na indústria de alimentos.
“Estamos trabalhando em diferentes frentes para tornar o porto cada vez mais competitivo. E para atender a determinação do governador e a necessidade dos agricultores paranaenses, vamos fazer todas as adequações necessárias e exportar o trigo neste período de entressafra”, afirmou o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron.
MANUTENÇÃO – No período de entressafra, o Porto de Paranaguá realiza a manutenção dos equipamentos, silos e armazéns do corredor de exportação. Os três berços de atracação do corredor de exportação e os shiploaders (carregadores de navios) estão passando por manutenção. O primeiro deles já passou pelo processo em novembro; um segundo está atualmente em obras e o último passará por melhorias em janeiro. O objetivo é fazer com que o corredor esteja apto a receber a safra de grãos de 2012. Já existem navios agendados para exportação de soja a partir da segunda quinzena de janeiro.

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