O Porto de Paranaguá atingiu, em maio, seu recorde histórico de movimentação de granéis pelo Corredor de Exportação. Foram 1,77 milhão de toneladas de soja e farelo de soja exportadas num único mês. Este número ultrapassa o recorde histórico registrado em abril de 2003, quando o Porto movimentou 1,75 milhão de toneladas.
“Como faltam dois dias ainda para serem computados nesta estatística, deveremos fechar o mês de maio com 1,8 milhão de toneladas exportadas pelo Corredor de Exportação”, diz o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron.
A maior parte do volume exportado em maio é de soja: 1,16 milhão de toneladas, o que representa alta de 47% em relação a maio de 2010, quando foram exportadas 788 mil toneladas do grão.
De acordo com Maron, mesmo com as dificuldades decorrentes da atual infraestrutura portuária, a Appa tem conseguido melhorar o desempenho do Porto. A determinação do governador Beto Richa, no início do governo, para a realização da dragagem dos berços de atracação foi primordial para o alcance destes números. Com a profundidade dos berços restabelecida, os navios que atracam no Porto voltaram a carregar plenamente seus porões.
“Além das medidas já tomadas, os projetos de ampliação e melhorias que estamos fazendo no Porto permitirão que atinjamos recordes ainda maiores num futuro bem próximo”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. De acordo com o secretário, o Governo do Paraná está trabalhando intensamente com o governo federal para resgatar investimentos para o Porto que deixaram de ser feitos nos últimos anos. “Estamos em tratativas avançadas com o governo federal, buscando reinserir o porto na agenda nacional de investimentos da Secretaria Especial de Portos”, disse Richa Filho.
ACESSOS – Paralelamente aos projetos de ampliação da capacidade de movimentação, a Secretaria de Infraestrutura e Logística tem trabalhado nos projetos de melhoria na infraestutura de acesso ao Porto. A ideia é criar uma nova alternativa de acesso ao terminal, além da BR-277.
A secretaria trabalha ainda, em parceria com o governo do Mato Grosso do Sul, para concretizar a implantação da ligação ferroviária de Maracaju ao Porto de Paranaguá. “São diversos projetos que permitirão otimizar os acessos ao Porto. Juntamente com os projetos de ampliação do cais, Paranaguá vai retomar seu merecido destaque no sistema portuário nacional”, afirma José Richa Filho.
“Como faltam dois dias ainda para serem computados nesta estatística, deveremos fechar o mês de maio com 1,8 milhão de toneladas exportadas pelo Corredor de Exportação”, diz o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron.
A maior parte do volume exportado em maio é de soja: 1,16 milhão de toneladas, o que representa alta de 47% em relação a maio de 2010, quando foram exportadas 788 mil toneladas do grão.
De acordo com Maron, mesmo com as dificuldades decorrentes da atual infraestrutura portuária, a Appa tem conseguido melhorar o desempenho do Porto. A determinação do governador Beto Richa, no início do governo, para a realização da dragagem dos berços de atracação foi primordial para o alcance destes números. Com a profundidade dos berços restabelecida, os navios que atracam no Porto voltaram a carregar plenamente seus porões.
“Além das medidas já tomadas, os projetos de ampliação e melhorias que estamos fazendo no Porto permitirão que atinjamos recordes ainda maiores num futuro bem próximo”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. De acordo com o secretário, o Governo do Paraná está trabalhando intensamente com o governo federal para resgatar investimentos para o Porto que deixaram de ser feitos nos últimos anos. “Estamos em tratativas avançadas com o governo federal, buscando reinserir o porto na agenda nacional de investimentos da Secretaria Especial de Portos”, disse Richa Filho.
ACESSOS – Paralelamente aos projetos de ampliação da capacidade de movimentação, a Secretaria de Infraestrutura e Logística tem trabalhado nos projetos de melhoria na infraestutura de acesso ao Porto. A ideia é criar uma nova alternativa de acesso ao terminal, além da BR-277.
A secretaria trabalha ainda, em parceria com o governo do Mato Grosso do Sul, para concretizar a implantação da ligação ferroviária de Maracaju ao Porto de Paranaguá. “São diversos projetos que permitirão otimizar os acessos ao Porto. Juntamente com os projetos de ampliação do cais, Paranaguá vai retomar seu merecido destaque no sistema portuário nacional”, afirma José Richa Filho.