População de Marumbi ganha Centro de Referência de Assistência Social

O novo Cras foi entregue pela secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. O centro começa a funcionar nesta segunda-feira e pode atender 2.500 famílias da região onde está instalado
Publicação
18/09/2015 - 16:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Paraná entregou, nesta sexta-feira (18), mais um novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), desta vez no município de Marumbi, na região Norte do Estado. A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, inaugurou o espaço, junto com o prefeito Marlon Castro Pavesi Pini. Moradores e autoridades participaram do evento.
A unidade começa a funcionar nesta segunda-feira (21) com capacidade para atender até 2.500 famílias moradoras da região onde está instalada. Foram investidos R$ 518 mil na construção, recurso do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas), deliberado pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).
“O Cras é a porta de entrada para toda família que precisa acessar os serviços de assistência social. Com este Cras, Marumbi terá possibilidade de atender todas as famílias mais carentes, saber de suas necessidades e de que forma pode atuar para reduzir a vulnerabilidade de cada uma delas”, disse Fernanda Richa. Para a secretária, a emancipação das pessoas que vivem em vulnerabilidade social depende de um plano de ação em várias áreas, como na saúde, educação e até a inserção no mercado de trabalho.
PROJETO – Este é o 42º Centro de Referência de Assistência Social construído pela gestão do governador Beto Richa. Com 206,65 metros quadrados, o Cras de Marumbi é o primeiro implantando com o novo projeto arquitetônico criado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social.
Mais amplo que os demais, o Cras de Marumbi traz uma melhor estrutura física para o desenvolvimento dos serviços, conforme determina a legislação. Entre os espaços contemplados estão recepção, salas de atendimento, de uso coletivo e administrativo, banheiros e copa.
O prefeito Marlon Castro Pavesi Pini disse que Marumbi não possuía Cras e que, ao assumir a prefeitura, em 2013, instalou uma unidade provisoria, que foi desativada esta semana. “A partir de agora poderemos melhorar o atendimento oferecido às famílias de baixa renda do município”, disse.
Pavesi lembrou que a construção do Cras havia sido prometida pelo governador Beto Richa. “A população de Marumbi está muito grata. Esta é mais uma promessa do governador e da secretária Fernanda Richa que foi cumprida”, destacou.
Também participaram da inauguração a secretária de assistência social de Marumbi, Edilene Mangolim Pini, a chefe do Escritório Regional da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Apucarana, Juliana Eliza de Souza, e integrantes de um grupo da melhor idade.
Box 1
FAMÍLIAS TÊM ACESSO AOS SERVIÇOS DE PROTEÇÃO SOCIAL
Os centros de referência são locais onde as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social têm acesso aos serviços de proteção social básica. Ali, são atendidas por uma equipe formada por técnicos, psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais.
Depois de incluídas no Cadastro Único, as famílias recebem informações sobre benefícios sociais a que têm direito e, de acordo com as condicionalidades, são inseridas em programas estaduais, como o Família Paranaense, Luz Fraterna, Leite das Crianças e Tarifa Social da Água.
A equipe também presta orientações e faz o encaminhamento para serviços públicos como matrícula na escola, consultas médicas, cursos de qualificação, emissão de documentos, vagas de emprego e outros. Pessoas idosas e pessoas com deficiência e idosas recebem atenção especial.
Todo cidadão pode procurar espontaneamente o Cras para buscar atendimento. Mas além de atender quem procura a unidade, as equipes fazem busca na região para localizar pessoas que precisam, mas não acessaram nenhum serviço público existente na rede de atendimento.
O Cras de Marumbi está instalado na Rua Vicente Fuzete, 360, no Centro. Atualmente, o Paraná conta com 556 unidades em funcionamento. Outras nove estão sendo construídas. Um contrato assinado pelo Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para atender as famílias acompanhadas pelo Programa Família Paranaense prevê a construção de outros 22 Cras até 2019.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS