Policiais militares do Paraná que vão participar do sistema de segurança durante a Copa de 2014 estão fazendo cursos de capacitação e idiomas. A equipe vai integrar uma força de combate a conflitos e uma central de comando que vai funcionar no próprio estádio que sediará os jogos que serão realizados em Curitiba.
O relato das iniciativas foi feito pelo Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Marcos Scheremeta, ao secretário de Estado para Assuntos da Copa FIFA 2014, Mario Celso Cunha.
No encontro, o comandante lembrou das operações preventivas que já estão sendo realizadas na capital e da importância de capacitar a força para o esquema de segurança que será montado para o campeonato mundial, que além da PM e policiais civis, vai contar com equipes da Guarda Municipal de Curitiba, Polícia Federal e de segurança privada.
“Esta parceria é muito saudável e quem ganha é o conjunto da sociedade. Inclusive das 12 cidades indicadas como sede, 11 delas tem a Guarda Municipal, mantendo perfeita interação com as demais polícias”, disse Mario Celso.
Associação Comercial - Em palestra para integrantes do Conselho da Mulher Executiva, da Associação Comercial do Paraná, o secretário Mario Celso reafirmou a importância econômica de um evento com a Copa da Fifa.
De acordo com ele, o mundial do Brasil deve movimentar em torno de US$ 180 bilhões. “Até 2014 devemos gerar em torno de 700 mil empregos, sendo 400 mil permanentes e 300 mil temporários”, informou.
Cerca de 150 pessoas participaram do evento que foi coordenado pela presidente do Conselho, Kazuco Akamine, e contou com a presença da vice-presidente, Ana Canet, também do vice-presidente da Associação Comercial, Sinval Zaidan Lobato Machado, da ex-presidente da ACP, Avani Slomp Rodrigues, do coordenador de assuntos para a Copa, Paulo Roberto Brunel Rodrigues, do superintendente do ISAE/Mercosul, Normam de Paula Arruda, dos vereadores de Curitiba, Noemia Rocha e Julião Sobota.
Polícia Militar se prepara para atuar na Copa do Mundo
Estrutura de segurança que será montada para o campeonato mundial vai envolver a PM, policiais civis, equipes da Guarda Municipal de Curitiba, Polícia Federal e segurança privada
Publicação
13/05/2011 - 10:50
13/05/2011 - 10:50
Editoria