Em funcionamento desde junho do ano passado, a plataforma consumidor.gov.br já registra mais de 20.600 reclamações no Paraná. A ferramenta construída pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), com a participação do Procon-PR, é um serviço público que permite ao consumidor solucionar conflitos de consumo diretamente com o fornecedor. Basta ter acesso à internet.
Para registrar sua reclamação, o consumidor deve entrar no site www.consumidor.gov.br e verificar se a empresa contra quem quer reclamar participa. Já existem mais 249 empresas cadastradas, de diversos segmentos, como telefonia, bancos, administradoras de cartão de crédito, companhias aéreas e de energia elétrica, fabricantes, planos de saúde e varejo, entre outros.
A partir do registro da reclamação pelo consumidor, a empresa tem o prazo de 10 dias para apresentar uma solução e, após esse prazo, o consumidor deve avaliar a conduta do fornecedor, registrando se sua reclamação foi solucionada, e atribuir uma nota de 1 a 5.
O usuário pode também ter acesso aos relatos de outros consumidores que reclamaram através da plataforma e, ainda, às respectivas respostas dadas pelos fornecedores.
De acordo com Claudia Silvano, diretora do Procon-PR, órgão gestor da plataforma no Estado, “o acesso às reclamações realizadas é, sem dúvida, uma importante ferramenta que auxilia o consumidor a escolher a empresa com quem deseja contratar, pois permite avaliar o comportamento do fornecedor em relação a outros clientes”.
Ela avalia que o número de registros na plataforma no Paraná é significativo. As reclamações registradas com o uso da ferramenta correspondem ao dobro do número de atendimentos em relação aos maiores ofensores em 2014, que são as operadoras de telefonia e os bancos.
“O índice de solução das reclamações pelas empresas também é alto. Chega a aproximadamente 80%, o que é muito positivo, pois o consumidor pode fazer sua reclamação de onde estiver, com acesso à internet, pelo seu computador, tablet ou smartphone”, explica a diretora.
Entre 15 e 31 de maio deste ano, o Procon-PR fez um mutirão de negociação de dívidas através da plataforma. Participaram da ação mais de 45 empresas, entre bancos, instituições financeiras e administradoras de cartões de crédito, entre outros. Ao todo, foram realizados 3.575 registros, com 79,44% das reclamações resolvidas.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
Para registrar sua reclamação, o consumidor deve entrar no site www.consumidor.gov.br e verificar se a empresa contra quem quer reclamar participa. Já existem mais 249 empresas cadastradas, de diversos segmentos, como telefonia, bancos, administradoras de cartão de crédito, companhias aéreas e de energia elétrica, fabricantes, planos de saúde e varejo, entre outros.
A partir do registro da reclamação pelo consumidor, a empresa tem o prazo de 10 dias para apresentar uma solução e, após esse prazo, o consumidor deve avaliar a conduta do fornecedor, registrando se sua reclamação foi solucionada, e atribuir uma nota de 1 a 5.
O usuário pode também ter acesso aos relatos de outros consumidores que reclamaram através da plataforma e, ainda, às respectivas respostas dadas pelos fornecedores.
De acordo com Claudia Silvano, diretora do Procon-PR, órgão gestor da plataforma no Estado, “o acesso às reclamações realizadas é, sem dúvida, uma importante ferramenta que auxilia o consumidor a escolher a empresa com quem deseja contratar, pois permite avaliar o comportamento do fornecedor em relação a outros clientes”.
Ela avalia que o número de registros na plataforma no Paraná é significativo. As reclamações registradas com o uso da ferramenta correspondem ao dobro do número de atendimentos em relação aos maiores ofensores em 2014, que são as operadoras de telefonia e os bancos.
“O índice de solução das reclamações pelas empresas também é alto. Chega a aproximadamente 80%, o que é muito positivo, pois o consumidor pode fazer sua reclamação de onde estiver, com acesso à internet, pelo seu computador, tablet ou smartphone”, explica a diretora.
Entre 15 e 31 de maio deste ano, o Procon-PR fez um mutirão de negociação de dívidas através da plataforma. Participaram da ação mais de 45 empresas, entre bancos, instituições financeiras e administradoras de cartões de crédito, entre outros. Ao todo, foram realizados 3.575 registros, com 79,44% das reclamações resolvidas.
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