Uma pesquisa de opinião pública divulgada nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado no projeto Verão Paraná registram altos índices de satisfação e aprovação dos veranistas. De acordo com o levantamento, encomendado pelo governo, 65% dos entrevistados que frequentaram as praias do Paraná nos últimos dois anos afirmam que os serviços prestados nesta temporada foram melhores que os da anterior.
A pesquisa ouviu 408 veranistas nos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná entre os dias 27 e 29 de janeiro. As duas áreas melhor avaliadas foram coleta de lixo e segurança pública. O levantamento aponta que 82,3% dos entrevistados consideram as ações de segurança pública boas ou ótimas e 74% avaliaram positivamente os serviços de limpeza pública executados pelo Estado no Litoral.
Para o coordenador da Polícia Militar no Litoral e subcomandante geral da corporação, coronel César Alberto Souza, a aprovação dos turistas e moradores é resultado do bom relacionamento dos policiais com a comunidade. Segundo ele, o governo investiu na compra de automóveis e no reforço do efetivo policial. “A presença dos policias nas ruas é o grande diferencial do nosso trabalho”, afirma.
Na área da segurança pública, os serviços que tiveram maior aprovação foram a atuação dos guarda-vidas, a repressão à perturbação do sossego e o atendimento da central da polícia. Entre as pessoas entrevistadas, 91,7% consideram os serviços prestados pelos bombeiros e guarda-vidas ótimos ou bons, 66% aprovaram o atendimento prestado pelo 190 da Polícia Militar no Litoral e 77,5% avaliaram positivamente as ações contra o som alto.
O Governo do Paraná reforçou a segurança na temporada com o envio de 132 policiais civis e 800 policiais militares para pontos estratégicos das praias, com 130 viaturas e bicicletas. Também foram instalados três módulos móveis de apoio em Guaratuba, Pontal e Matinhos. As ações realizadas envolveram ainda bloqueios, fiscalizações, operações de trânsito, orientações e abordagens para combater o tráfico de armas e drogas.
Mara Goreti Mariano, cabeleireira e manicure, classificou a segurança pública no Litoral como atuante e prestativa. Ela destacou o bom trabalho de repressão à embriaguez ao volante. “Acho que a segurança está excelente, bem melhor que nos outros anos. Várias blitze para fiscalizar se os motoristas estão bêbados têm sido realizadas. É um controle muito bom”, diz a moradora de Curitiba.
O técnico de prótese dentária Nelson Bergamini elogiou o controle do volume alto e a presença policial na praia. “Vejo muitos policiais nos calçadões e o barulho está bem regulado, não tem mais perturbação com som alto”, afirma. Morador de Rolândia, ele destacou ainda o trabalho de prevenção dos bombeiros. “Observei a preocupação dos guarda-vidas com os banhistas. Eles apitam para o pessoal tomar cuidado a todo o momento. Isso é muito positivo”.
O Governo do Estado destacou 430 guarda-vidas para atender 105 postos na orla paranaense neste verão. As operações envolveram 25 embarcações de salvamento e resgate em praia, além de helicópteros do Grupamento Aéreo e quadriciclos equipados para atendimento inicial a vítimas de afogamento. Foram realizados 761 salvamentos. Cerca de 90 mil pessoas receberam orientações e advertências sobre condutas na areia e no mar, e 120 crianças foram localizadas e devolvidas aos pais e familiares.
LIMPEZA – A pesquisa de opinião pública também abordou a limpeza pública da areia, calçadas, ruas e a coleta de lixo nos domicílios. O resultado mostrou que 81,6% aprovam os serviços de coleta de lixo, 73,5% a limpeza da praia e 67,9% a limpeza das ruas e calçadas. O levantamento aponta ainda que 80% dos veranistas entrevistados aprovaram os serviços de abastecimento de água no Litoral.
Entre os veranistas entrevistados, 65% passaram a temporada do verão anterior nas praias do Paraná. Para esse grupo, o trabalho do governo teve considerável melhoria nos serviços de limpeza pública e segurança, áreas prioritárias da administração estadual.
O levantamento mostrou que 60,7% dos entrevistados observaram melhoras na limpeza da praia, 45,3% a coleta de lixo e 44,5% a limpeza das ruas e calçadas. A pesquisa constatou ainda que 51,3% dos veranistas consideram melhores as ações de segurança pública no Litoral, principalmente pela presença constante da polícia e a qualidade do atendimento.
O contador curitibano Valdir Costa Lima Filho elogiou a limpeza das praias e disse que a melhora é visível. “Estão fazendo uma limpeza que eu nunca tinha visto aqui. Tenho casa aqui há quatro anos e posso confirmar a melhora”, diz.
A melhoria dos serviços de limpeza pública também é observada pelos moradores do Litoral. Silvana da Rocha Chyczy, vendedora de cocos em Matinhos, elogiou o trabalho de coleta de lixo da areia e destacou que a limpeza atrai mais turistas para as praias do Estado. O governo investiu R$ 10,1 milhões para garantir a coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos na região. A ação envolveu 50 caminhões coletores de lixo e 600 pessoas para a limpeza pública.
“A limpeza das calçadas e da areia está excelente. Foi uma das melhores temporadas que já passei aqui”, afirma Silvana. Ela também fez um comparativo com as temporadas passadas. “Os catadores recolhem o lixo durante o dia todo. Nos outros anos não era assim, eles só passavam de manhã. É um avanço importante”, diz.
Nos primeiros 60 dias da Operação Verão 2011/2012, o Instituto Águas Paraná recolheu cerca de 18 mil toneladas de lixo doméstico e resíduos sólidos dos sete municípios da região litorânea. O órgão é responsável pela coleta domiciliar e limpeza das ruas, calçadas e areia durante a temporada.
De acordo com Everton Souza, diretor do instituto, o governo tem tratado a limpeza no Litoral como prioridade. Ele destaca que o resultado expressivo da pesquisa é consequência dos investimentos realizados na área.
SAÚDE PÚBLICA – Além da segurança e da limpeza da praia, outra área que recebeu atenção prioritária do governo estadual foi a saúde pública. O Estado, por meio da Secretaria de Saúde, implantou o Centro de Recuperação de Afogados no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos. A experiência inovadora envolveu equipes de guarda-vidas, médicos e socorristas treinados para garantir a eficácia do novo serviço e teve boa aceitação pelos veranistas e moradores.
Foram enviados para as unidades municipais um reforço de médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem para unidades de saúde que necessitavam de maior cobertura, devido ao fluxo de turistas nos sete municípios da região.
A pesquisa ouviu 408 veranistas nos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná entre os dias 27 e 29 de janeiro. As duas áreas melhor avaliadas foram coleta de lixo e segurança pública. O levantamento aponta que 82,3% dos entrevistados consideram as ações de segurança pública boas ou ótimas e 74% avaliaram positivamente os serviços de limpeza pública executados pelo Estado no Litoral.
Para o coordenador da Polícia Militar no Litoral e subcomandante geral da corporação, coronel César Alberto Souza, a aprovação dos turistas e moradores é resultado do bom relacionamento dos policiais com a comunidade. Segundo ele, o governo investiu na compra de automóveis e no reforço do efetivo policial. “A presença dos policias nas ruas é o grande diferencial do nosso trabalho”, afirma.
Na área da segurança pública, os serviços que tiveram maior aprovação foram a atuação dos guarda-vidas, a repressão à perturbação do sossego e o atendimento da central da polícia. Entre as pessoas entrevistadas, 91,7% consideram os serviços prestados pelos bombeiros e guarda-vidas ótimos ou bons, 66% aprovaram o atendimento prestado pelo 190 da Polícia Militar no Litoral e 77,5% avaliaram positivamente as ações contra o som alto.
O Governo do Paraná reforçou a segurança na temporada com o envio de 132 policiais civis e 800 policiais militares para pontos estratégicos das praias, com 130 viaturas e bicicletas. Também foram instalados três módulos móveis de apoio em Guaratuba, Pontal e Matinhos. As ações realizadas envolveram ainda bloqueios, fiscalizações, operações de trânsito, orientações e abordagens para combater o tráfico de armas e drogas.
Mara Goreti Mariano, cabeleireira e manicure, classificou a segurança pública no Litoral como atuante e prestativa. Ela destacou o bom trabalho de repressão à embriaguez ao volante. “Acho que a segurança está excelente, bem melhor que nos outros anos. Várias blitze para fiscalizar se os motoristas estão bêbados têm sido realizadas. É um controle muito bom”, diz a moradora de Curitiba.
O técnico de prótese dentária Nelson Bergamini elogiou o controle do volume alto e a presença policial na praia. “Vejo muitos policiais nos calçadões e o barulho está bem regulado, não tem mais perturbação com som alto”, afirma. Morador de Rolândia, ele destacou ainda o trabalho de prevenção dos bombeiros. “Observei a preocupação dos guarda-vidas com os banhistas. Eles apitam para o pessoal tomar cuidado a todo o momento. Isso é muito positivo”.
O Governo do Estado destacou 430 guarda-vidas para atender 105 postos na orla paranaense neste verão. As operações envolveram 25 embarcações de salvamento e resgate em praia, além de helicópteros do Grupamento Aéreo e quadriciclos equipados para atendimento inicial a vítimas de afogamento. Foram realizados 761 salvamentos. Cerca de 90 mil pessoas receberam orientações e advertências sobre condutas na areia e no mar, e 120 crianças foram localizadas e devolvidas aos pais e familiares.
LIMPEZA – A pesquisa de opinião pública também abordou a limpeza pública da areia, calçadas, ruas e a coleta de lixo nos domicílios. O resultado mostrou que 81,6% aprovam os serviços de coleta de lixo, 73,5% a limpeza da praia e 67,9% a limpeza das ruas e calçadas. O levantamento aponta ainda que 80% dos veranistas entrevistados aprovaram os serviços de abastecimento de água no Litoral.
Entre os veranistas entrevistados, 65% passaram a temporada do verão anterior nas praias do Paraná. Para esse grupo, o trabalho do governo teve considerável melhoria nos serviços de limpeza pública e segurança, áreas prioritárias da administração estadual.
O levantamento mostrou que 60,7% dos entrevistados observaram melhoras na limpeza da praia, 45,3% a coleta de lixo e 44,5% a limpeza das ruas e calçadas. A pesquisa constatou ainda que 51,3% dos veranistas consideram melhores as ações de segurança pública no Litoral, principalmente pela presença constante da polícia e a qualidade do atendimento.
O contador curitibano Valdir Costa Lima Filho elogiou a limpeza das praias e disse que a melhora é visível. “Estão fazendo uma limpeza que eu nunca tinha visto aqui. Tenho casa aqui há quatro anos e posso confirmar a melhora”, diz.
A melhoria dos serviços de limpeza pública também é observada pelos moradores do Litoral. Silvana da Rocha Chyczy, vendedora de cocos em Matinhos, elogiou o trabalho de coleta de lixo da areia e destacou que a limpeza atrai mais turistas para as praias do Estado. O governo investiu R$ 10,1 milhões para garantir a coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos na região. A ação envolveu 50 caminhões coletores de lixo e 600 pessoas para a limpeza pública.
“A limpeza das calçadas e da areia está excelente. Foi uma das melhores temporadas que já passei aqui”, afirma Silvana. Ela também fez um comparativo com as temporadas passadas. “Os catadores recolhem o lixo durante o dia todo. Nos outros anos não era assim, eles só passavam de manhã. É um avanço importante”, diz.
Nos primeiros 60 dias da Operação Verão 2011/2012, o Instituto Águas Paraná recolheu cerca de 18 mil toneladas de lixo doméstico e resíduos sólidos dos sete municípios da região litorânea. O órgão é responsável pela coleta domiciliar e limpeza das ruas, calçadas e areia durante a temporada.
De acordo com Everton Souza, diretor do instituto, o governo tem tratado a limpeza no Litoral como prioridade. Ele destaca que o resultado expressivo da pesquisa é consequência dos investimentos realizados na área.
SAÚDE PÚBLICA – Além da segurança e da limpeza da praia, outra área que recebeu atenção prioritária do governo estadual foi a saúde pública. O Estado, por meio da Secretaria de Saúde, implantou o Centro de Recuperação de Afogados no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos. A experiência inovadora envolveu equipes de guarda-vidas, médicos e socorristas treinados para garantir a eficácia do novo serviço e teve boa aceitação pelos veranistas e moradores.
Foram enviados para as unidades municipais um reforço de médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem para unidades de saúde que necessitavam de maior cobertura, devido ao fluxo de turistas nos sete municípios da região.