O Governo do Estado homenageou 38 personalidades e empresas dos Campos Gerais com o Prêmio Orgulho Paranaense, que reconhece personalidades e empresas que por sua atuação, talento, dedicação e trabalho social são referências para a comunidade esportiva. A solenidade de entrega da comenda foi na noite de terça-feira (20), em Ponta Grossa, e marcou a retomada do Prêmio em seu novo formato regionalizado.
O secretário do Esporte e Turismo, João Barbiero, participou do evento. O campeão olímpico no vôlei de praia, Emanuel Rego; o medalhista de prata na Rio 2016 na bocha paralímpica, Marcelo Santos; e o árbitro internacional de voleibol, Paulo Turci, fizeram a entrega das comendas.
Foram agraciados com o Prêmio Orgulho Paranaense nos Campos Gerais nomes como os do técnico Ben Hur Chiconato, que acumula mais de 30 títulos estaduais no basquete; Carlos Garletti, do tiro esportivo paraolímpico, que já esteve em três olimpíadas; Álvaro Góes, presidente do grupo gestor do Operário Ferroviário, e a Copel, a maior patrocinadora do esporte paranaense.
RECONHECIMENTO - Criado em 2011, o Prêmio Orgulho Paranaense é uma realização do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo. Sua última edição havia sido em 2015.- “Vejo os homenageados chegando com suas famílias, felizes, por perceber a importância que o Governo do Estado está dando para essa região e o reconhecimento às pessoas e empresas que fazem nosso esporte cada dia mais forte”, disse o secretário João Barbiero.
Ele salientou, ainda, o fato de os Campos Gerais ser a primeira de tantas outras regiões que receberão futuramente o evento: “Este formato é mais democrático, abrangente e vibrante. Permite que os homenageados estejam ao lado dos seus amigos e familiares no momento desse resgate de suas histórias de vida e carreira”, disse.
O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, também destacou o fato de a cidade ser a sede dessa primeira etapa do novo formato do prêmio, que premiou atletas, técnicos, dirigentes, jornalistas, professores e profissionais ligados ao esporte dos municípios de Telêmaco Borba, Castro, Palmeira, Jaguariaíva e Ponta Grossa. “O Estado do Paraná respeita vocês como cidadãos e profissionais do esporte, e demonstra isso com este grande evento”, completou.
A abertura da cerimônia contou com as falas das autoridades, do ex-jogador Emanuel, maior campeão da história do Circuito Mundial de Vôlei de Praia e tricampeão do mundo, e de uma apresentação especial do Grupo Agir, de ginástica rítmica de Curitiba. “O Paraná é uma pujança em todas as áreas, incluindo a esportiva, e em todas as suas regiões. Acho que a secretaria acertou em dividir o prêmio neste novo formato, pois assim se chegará a talentos que têm a qualidade, mas muitas vezes não têm a visibilidade que merecem”, disse Emanuel.
PATROCÍNIOS - Na oportunidade, foi assinado também o repasse de R$ 100 mil da Copel para a equipe de basquete em cadeira de rodas de Ponta Grossa.
BOX
Confira os homenageados com o prêmio
José Álvaro Góes Filho
Aurelio Guilherme Peiter
Ben-Hur Chiconato
Carlos Henrique Garletti
Dalmo José de Souza
Danilo Kravchychyn
Hudson da Cunha Zanoni
José Gracino Sobrinho
Luiz Alberto Pilatti
Miguel Dombrowski
Wanessa Taciana do Nascimento Zavolski
Oscar Pereira Junior
Osires Batista Nadal
Paulo Balansin
Paulo Cesar Rodrigues
Siboney Maria Guzzo Pedroso
Veronica Balsano
Walquiria de Almeida Mryczka
Wanessa Taciana do Nascimento Zavolski
Werner Eisner
Moacir Kossemba
Antonio Ribeiro dos Santos
Antônio Benedito do Prado
Larissa Misma Gouveia Lima
Ana Karin Gonzalez Pose Mendes
Luiz Carlos Taques Ribeiro
Marcos Fernando Alves
Ccr Rodonorte
Mercado Tozetto
Colégio Pontagrossense – Sepam
Unimed - Ponta Grossa
Mercado Móveis
W3 – Metalúrgica
Lojão do Keima
Sicredi - Ponta Grossa
Apak – Karate
Frísia
Copel