Pavimentação facilita a vida dos
moradores de Campina Grande do Sul

Sete bairros do município ganharam asfalto novo, galerias de água de chuva, paisagismo, sinalização, calçadas e ciclovias
Publicação
16/06/2016 - 09:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Três obras financiadas pelo Govermo do Estado, por meio da Fomento Paraná, estão melhorando a qualidade de vida e aumentando o conforto e a segurança dos moradores de Campina Grande do Sul, município de pouco mais de 50 mil habitantes na Região Metropolitana de Curitiba.
Sete bairros foram contemplados com pavimentação de vias urbanas, implantação de galerias de água de chuva, paisagismo, sinalização, calçadas e ciclovias, entre outras benfeitorias, algumas aguardadas há mais de 30 anos pelos moradores.
A babá Rosana Soares Müller do Nascimento comemora as benfeitorias feitas na rua Luiz Santos Gueno, no bairro Santa Rosa, onde mora há 23 anos. Quatro ruas estão sendo asfaltadas e requalificadas no bairro.
“Faz muito tempo que esperamos o asfalto aqui. Antigamente, as ruas alagavam e eu saía para trabalhar calçando sapatos cobertos por uma sacola plástica e com outros na bolsa para trocar, porque os pés atolavam no barro”, lembra Rosana. “A lama e o pó agora acabaram, melhorou bastante.”
Os recursos para as obras na cidade somam R$ 7,9 milhões e são do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), gerenciado pela Fomento Paraná, instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado, e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, pela linha FGTS – Pró-Transporte.
Quem também está contente com as melhorias na cidade é o comerciante Arlei Lipinski, dono da padaria Bela Massa, no bairro Jardim da Campina, que recebeu pavimentação e melhorias em três vias. “Não tem mais barro nem poeira. Ficou 100% melhor”, afirma o empreendedor estabelecido na rua Ernesto Cortelete Beli.
BEM-ESTAR – O prefeito de Campina Grande do Sul, Luiz Assunção, explica que o investimento em infraestrutura é importante para melhorar a vida dos moradores. “O município está mudando muito com essas obras. E a parceria com a Fomento Paraná é fundamental para facilitar os avanços”, afirma Assunção.
Segundo o prefeito, a comunidade também está envolvida nas melhorias. “Depois das obras concluídas, notamos que os próprios moradores passam a zelar mais pelo ambiente. Plantam árvores, pintam as fachadas, cuidam das calçadas. Dessa forma a cidade toda melhora”, explica Assunção.
O secretário de Projetos e Engenharia de Campina Grande do Sul, Levi Camargo, disse que os financiamentos são fundamentais para o progresso do município. “A cidade cresceu muito rápido e precisava do apoio do Governo do Estado. Os financiamentos da Fomento Paraná nos trouxeram esperança”, comenta Camargo. “Pretendemos fechar o ano com 95% das ruas asfaltadas. Essas obras melhoram a saúde, a segurança e a autoestima dos moradores, aumentando o bem-estar da população”, finaliza Camargo.
MAIS OBRAS - As obras também beneficiam os moradores do Jardim Paulista e Jardim Nesita, que abrigam mais de 80% da população do município.
“Eu nem acreditava que ia ter asfalto. Agora não vai ter mais pó nem lama e o bairro vai ficar mais bonito”, elogia a vigilante feminina Maria Lucineia Ferreira da Silva, moradora do Jardim Nesita há três anos.
BOX
Fomento Paraná atende 270 municípios com financiamentos de obras
De janeiro de 2011 a maio de 2016, a Fomento Paraná firmou 722 contratos de financiamento, que beneficiam mais de 270 municípios paranaenses. São R$ 1,129 bilhão em crédito para obras de infraestrutura, como a de Campina Grande do Sul, além de aquisição de máquinas e equipamentos e outros bens públicos.
“A determinação do governador Beto Richa é promover o desenvolvimento para melhorar a qualidade de vida em todos os municípios paranaenses. E o financiamento de obras de infraestrutura é uma parte importante desse compromisso com a população”, afirma Juraci Barbosa, presidente da Fomento Paraná.
Além de proporcionar a geração de empregos temporários durante o período de execução, as obras nos municípios também promovem a arrecadação de impostos na aquisição de insumos e na contratação de serviços.
Os municípios recebem 25% do valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que tem alíquota de 12%. E as obras influenciam direta e positivamente na qualidade de vida das pessoas, pelo conforto e segurança que levam às cidades, promovendo inclusive a melhoria da autoestima da população.
Os projetos de pavimentação têm acompanhamento técnico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU), por meio do Paranacidade. As obras financiadas compreendem pavimentação de vias urbanas, com serviços de terraplanagem, drenagem do terreno, implantação de meio-fio de concreto com sarjeta, base de brita grudada, revestimento em asfalto, calçadas em concreto, rampas para deficientes, plantio de grama e sinalização horizontal e vertical.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:  www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS