A ligação entre Reserva do Iguaçu e Pinhão, no Centro-Sul do Paraná, está mais rápida e segura. Metade da obra de pavimentação da rodovia PR-459 já foi concluída. O Governo do Paraná investe R$ 25,5 milhões na pavimentação de 26 quilômetros da rodovia, que era de saibro.
Em um trecho de 12,7 quilômetros o asfalto já está concluído e com sinalização provisória implantada. A pavimentação da PR-459 é uma obra esperada há mais de 20 anos na região, que é uma das maiores produtoras de grãos do Estado.
O asfalto vai facilitar o escoamento da safra de soja, milho, trigo e cevada. A rodovia é bastante utilizada por caminhões que transportam produtos para duas unidades de cooperativas da região. “A pavimentação representa economia, segurança e menor tempo de viagem para moradores e produtores”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
A cidade de Reserva do Iguaçu e as comunidades próximas têm aproximadamente 12 mil habitantes, mas a pavimentação da PR-459 vai beneficiar toda a região, cerca de 300 mil moradores. Como a estrada era de terra, muitos motoristas desviavam a PR-459 e passavam pela BR-373, por Candói, depois a BR-277 até chegar a Guarapuava.
Quando a pavimentação estiver concluída a distância entre Reserva do Iguaçu e Guarapuava vai diminuir em 20 quilômetros para quem optar por seguir pela PR-459. Além de economizar tempo de viagem, os motoristas vão evitar o movimento intenso das BRs 373 e 277.
DESENVOLVIMENTO - Uma obra estruturante como a pavimentação de uma rodovia também reflete no desenvolvimento da cidade e maior conforto para os moradores. A empresária Juliane Fornari Calegari, 33 anos, já viu o movimento aumentar no posto de combustíveis que administra em Reserva do Iguaçu.
“Nós estávamos meio isolados, o pessoal desviava daqui para evitar passar pela estrada de chão. Quando chovia os caminhões ficavam atolados. Agora com o asfalto vamos entrar na rota”, disse Juliane. “O movimento já melhorou. Essa obra foi uma grande conquista para todos nós.”
ECONOMIA - Luiz Carlos Dalcortivo, 43 anos, mora na comunidade São Sebastião e transporta com um ônibus os moradores das vilas até o Centro de Reserva do Iguaçu. Com metade da obra de pavimentação concluída o tempo de viagem já foi reduzido. “Agora estamos no céu, antigamente era bem mais complicado. Quando chovia dois dias você não conseguia passar. Antes eu levada até 40 minutos para percorrer 13 quilômetros. Hoje faço o trajeto em 15, 20 minutos”, afirmou Dalcortivo.
A mesma economia de tempo e combustível foi sentida por João Jonari Vaz Fernandes, 61 anos, que trabalha com transporte escolar. “Antes a gente tinha que usar até corrente nos pneus para andar nestes trechos, agora não precisa mais. O asfalto vai melhorar muito a nossa vida”, disse Fernandes.
SAFRA - Para a produtora Karin Katharina Leh, 52 anos, a pavimentação da PR-459 vai beneficiar todos os agricultores da região. “Ter asfalto na frente da porta valoriza a tua propriedade e outra questão é o escoamento da produção, que fica muito mais rápido e prático”, disse Karin, que produz soja, milho, cevada e trigo em Pinhão. “Todos os governos anteriores tinham prometido esse asfalto e agora finalmente está sendo concluído ou pelo menos está no caminho certo”, definiu Karin.
A OBRA - Ao longo dos 26 quilômetros do trecho em pavimentação estão sendo feitos trabalhos de drenagem, terraplenagem, conformação geométrica da rodovia, compactação e colocação de asfalto.
Sobre o rio Capão Grande está em construção uma ponte nova. Todos os pilares já estão prontos e metade das 64 vigas já foi concluída. A nova ponte terá 60 metros de comprimento e nove metros de largura. Hoje os veículos ainda passam pela antiga, que tem uma faixa de circulação.
Sobre o rio Lajeado Torres, a atual ponte está sendo alargada e modernizada. A ponte passará a ter nove metros de largura, com duas faixas de circulação e passeio para pedestres nos dois lados. Também serão colocados guarda-corpos e defensas para aumentar a segurança. A obra está com cerca de 80% concluída.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
Em um trecho de 12,7 quilômetros o asfalto já está concluído e com sinalização provisória implantada. A pavimentação da PR-459 é uma obra esperada há mais de 20 anos na região, que é uma das maiores produtoras de grãos do Estado.
O asfalto vai facilitar o escoamento da safra de soja, milho, trigo e cevada. A rodovia é bastante utilizada por caminhões que transportam produtos para duas unidades de cooperativas da região. “A pavimentação representa economia, segurança e menor tempo de viagem para moradores e produtores”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
A cidade de Reserva do Iguaçu e as comunidades próximas têm aproximadamente 12 mil habitantes, mas a pavimentação da PR-459 vai beneficiar toda a região, cerca de 300 mil moradores. Como a estrada era de terra, muitos motoristas desviavam a PR-459 e passavam pela BR-373, por Candói, depois a BR-277 até chegar a Guarapuava.
Quando a pavimentação estiver concluída a distância entre Reserva do Iguaçu e Guarapuava vai diminuir em 20 quilômetros para quem optar por seguir pela PR-459. Além de economizar tempo de viagem, os motoristas vão evitar o movimento intenso das BRs 373 e 277.
DESENVOLVIMENTO - Uma obra estruturante como a pavimentação de uma rodovia também reflete no desenvolvimento da cidade e maior conforto para os moradores. A empresária Juliane Fornari Calegari, 33 anos, já viu o movimento aumentar no posto de combustíveis que administra em Reserva do Iguaçu.
“Nós estávamos meio isolados, o pessoal desviava daqui para evitar passar pela estrada de chão. Quando chovia os caminhões ficavam atolados. Agora com o asfalto vamos entrar na rota”, disse Juliane. “O movimento já melhorou. Essa obra foi uma grande conquista para todos nós.”
ECONOMIA - Luiz Carlos Dalcortivo, 43 anos, mora na comunidade São Sebastião e transporta com um ônibus os moradores das vilas até o Centro de Reserva do Iguaçu. Com metade da obra de pavimentação concluída o tempo de viagem já foi reduzido. “Agora estamos no céu, antigamente era bem mais complicado. Quando chovia dois dias você não conseguia passar. Antes eu levada até 40 minutos para percorrer 13 quilômetros. Hoje faço o trajeto em 15, 20 minutos”, afirmou Dalcortivo.
A mesma economia de tempo e combustível foi sentida por João Jonari Vaz Fernandes, 61 anos, que trabalha com transporte escolar. “Antes a gente tinha que usar até corrente nos pneus para andar nestes trechos, agora não precisa mais. O asfalto vai melhorar muito a nossa vida”, disse Fernandes.
SAFRA - Para a produtora Karin Katharina Leh, 52 anos, a pavimentação da PR-459 vai beneficiar todos os agricultores da região. “Ter asfalto na frente da porta valoriza a tua propriedade e outra questão é o escoamento da produção, que fica muito mais rápido e prático”, disse Karin, que produz soja, milho, cevada e trigo em Pinhão. “Todos os governos anteriores tinham prometido esse asfalto e agora finalmente está sendo concluído ou pelo menos está no caminho certo”, definiu Karin.
A OBRA - Ao longo dos 26 quilômetros do trecho em pavimentação estão sendo feitos trabalhos de drenagem, terraplenagem, conformação geométrica da rodovia, compactação e colocação de asfalto.
Sobre o rio Capão Grande está em construção uma ponte nova. Todos os pilares já estão prontos e metade das 64 vigas já foi concluída. A nova ponte terá 60 metros de comprimento e nove metros de largura. Hoje os veículos ainda passam pela antiga, que tem uma faixa de circulação.
Sobre o rio Lajeado Torres, a atual ponte está sendo alargada e modernizada. A ponte passará a ter nove metros de largura, com duas faixas de circulação e passeio para pedestres nos dois lados. Também serão colocados guarda-corpos e defensas para aumentar a segurança. A obra está com cerca de 80% concluída.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br