Parcerias com o Japão são
destacadas durante reunião

O governador reuniu-se nesta segunda-feira (20), no Palácio Iguaçu, com o cônsul-geral do Japão em
Publicação
20/02/2017 - 11:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa reuniu-se nesta segunda-feira (20), no Palácio Iguaçu, com o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Toshio Ikeda, que se despede da capital paranaense e retorna ao seu país de origem. Richa destacou o bom relacionamento com o Consulado e as parcerias do Estado com o Japão.
O Paraná é estado-irmão da província de Hyogo e quatro municípios paranaenses mantêm relações de co-irmandade com cidades japonesas: Curitiba é cidade-irmã de Himeji; Londrina de Nishinomiya; Maringá de Kakogawa; e Paranaguá de Awaji-shi.
A visita do príncipe Akishino ao Paraná, em outubro de 2015, foi o ponto alto dessa relação de amizade, ressaltou Richa. “Foi um momento histórico. Nós, paranaenses, temos uma relação muito profícua com o povo japonês, que deu uma contribuição valiosa para a formação de nosso Estado, tanto culturalmente quanto pela força de seu trabalho”, disse. “Só temos a agradecer ao cônsul Toshio Ikeda pela importante parceria nestes quase três anos em que ele esteve em Curitiba”, afirmou o governador.
Ikeda assumiu o Consulado Geral do Japão em Curitiba em abril de 2014. Neste período, participou de importantes eventos junto com o Governo do Estado. Além da visita do príncipe japonês em comemoração pelos 120 anos de relações entre os Brasil e Japão, também ajudou a organizar os eventos referentes aos 45 anos de irmandade entre o Paraná e Hyogo, em agosto de 2015.
Na ocasião, o Paraná recebeu uma comitiva com mais de 80 pessoas liderada pelo governador da província, Toshizo Ido.
“Junto aos laços de amizade, a parceria econômica entre o Paraná e o Japão é também muito forte”, lembrou o cônsul-geral. “O Paraná tem um relacionamento muito importante com a província de Hyogo. Além disso, temos mais de 20 empresas japonesas instaladas aqui, que contribuem com o desenvolvimento econômico do Estado”, destacou Ikeda.

GALERIA DE IMAGENS