Paraná vai participar do
centenário de Nelson Mandela

A proposta é de Cida Borghetti em reunião nesta segunda-feira (25) com o embaixador da África do Sul, Joseph Mashimbye. A agenda também incluiu discussões sobre possíveis parcerias nas áreas da agricultura, energia, ciência e tecnologia.

 
Publicação
25/06/2018 - 17:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A governadora Cida Borghetti propôs que o Paraná participe das comemorações ao centenário do ex-presidente sul-africano e Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, celebrado no dia 18 de julho. A sugestão foi feita ao embaixador da África do Sul, Joseph Mashimbye, que se reuniu com a governadora nesta segunda-feira (25), no Palácio Iguaçu.

A agenda também incluiu discussões sobre possíveis parcerias nas áreas da agricultura, energia, ciência e tecnologia.

Cida destacou como a figura de Mandela é importante no contexto internacional. “Além de lutar pelo processo de reconciliação em seu país, Nelson Mandela é um exemplo no mundo todo na busca pela igualdade e cultura de paz”, afirmou. “O Palácio Iguaçu está de portas abertas para receber os ícones que lembrem da história deste importante líder. Vamos propôr à Secretaria da Cultura e à comunidade africana para trazer ao Paraná as comemorações de seu centenário”, disse.

Segundo Mashimbye, uma mostra sobre a trajetória do líder sul-africano está sendo organizada em Fortaleza com apoio da embaixada. “Nelson Mandela representa o melhor de todos nós. Ele reuniu as melhores qualidades humanas da sociedade, com projetos de liberdade, justiça, igualdade e prosperidade”, disse. “Ele nasceu em 18 de julho de 1918 e neste ano celebramos o seu centenário. Fico muito agradecido pela governadora decidir que o Paraná faça parte da celebração deste ícone global”, salientou.

O embaixador sul-africano também apresentou os interesses de parceria de seu País. A África do Sul está construindo uma usina hidrelétrica na fronteira com o Congo. Na terça-feira (26), ele irá a Foz do Iguaçu para uma visita técnica a Itaipu. A ideia é aproveitar a tecnologia e o know-how do Estado na área de geração hidrelétrica para futuras parcerias na usina africana.

Esta é a terceira visita de Joseph Mashimbye ao Paraná e o primeiro encontro oficial com Cida Borghetti. Ele esteve no Estado em 2017 para um seminário promovido pelos governos do Paraná e da África do Sul na Ocepar, em que foram discutidos temas como agroindústria e biotecnologia.

PRESENÇAS – Participaram do encontro a embaixatriz Nolukhanyo Mashimbye; a conselheira da Embaixada da África do Sul, Rina Pretorius; a secretária Mauricéia Oliveira e o chefe da Casa Militar, coronel Maurício Tortato.

 

GALERIA DE IMAGENS