Paraná vai ampliar
parceria com
Universidade de Chicago

O governador Beto Richa recebeu o reitor da escola de políticas públicas da instituição e tratou da inclusão de mais ações dentro do convênio firmado no ano passado
Publicação
30/11/2015 - 18:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Paraná irá ampliar a parceria com a Escola de Políticas Públicas (Harris School of Public Policy) da Universidade de Chicago, dos Estados Unidos, que mantém um convênio com o Estado desde junho de 2014. Nesta segunda-feira (30), o governador Beto Richa recebeu, no Palácio Iguaçu, o reitor da Escola de Políticas Públicas da instituição, Daniel Diermeier, e o membro do conselho e pesquisador associado da instituição, Fabio Losso, para debater a ampliação da parceria.
O convênio firmado no ano passado envolve atividades junto às secretarias estaduais da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, da Segurança Pública, da Ciência Tecnologia e Ensino Superior e do Trabalho e Desenvolvimento Social. A ampliação deverá incluir a área de Desenvolvimento Urbano, além de outras ações como intercâmbio para alunos de universidades estaduais e servidores do Estado
“O know-row da Universidade de Chicago tem ajudado o Paraná a elaborar políticas públicas mais eficientes na área de segurança pública e no sistema prisional do Estado”, afirmou o governador Richa. “Com este encontro, damos mais um passo para implementar as ferramentas desenvolvidas pela instituição em outras áreas do governo, que trarão mais eficiência para as ações desenvolvidas pelo Estado”, disse.
O reitor Diermeier explicou que o diálogo mantido nesta segunda-feira tem o objetivo de verificar novas possibilidades de parceria. “Vamos focar o principal objetivo da Escola de Políticas Públicas da Universidade de Chicago, que é desenvolver trabalhos qualitativos e analíticos que buscam soluções para as diversas áreas da governança pública”, explicou o reitor Diermeier.
RESULTADOS
¨ A parceria com a universidade permitiu, por exemplo, aperfeiçoar a pesquisa desenvolvida pela Secretaria da Justiça com a população carcerária do Estado sobre a percepção da violência. A pesquisa resultou no livro Vozes do Cárcere, que deverá ser lançado no ano que vem.
Com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a proposta é melhorar o sistema operacional do programa SEDU/Paranacidade Interativo, um banco de dados que conta com as informações de toda a infraestrutura disponível nos municípios paranaenses. O secretário Ratinho Junior e o deputado estadual Guto Silva estiveram na Universidade de Chicago há duas semanas para buscar soluções que envolvam, também, as gestões municipais.
“Nós buscamos a expertise e o conhecimento da Universidade de Chicago, que é uma das instituições mais premiadas do mundo, para trocar experiências e buscar soluções para servir de referência ao Paraná”, afirmou Ratinho Júnior. “Também pretendemos firmar uma parceria para a capacitação de gestores, buscando qualificar os servidores públicos dos municípios do Paraná para poderem elaborar os projetos e melhorar o trabalho de pesquisa na área de desenvolvimento urbano”, ressaltou.
Para o pesquisador Fabio Losso, a instituição tem muito a contribuir com o Estado na área de tecnologia. “A Universidade de Chicago é reconhecida por adotar a análise quantitativa de dados. Temos, na universidade, diversas plataformas tecnológicas que são utilizadas por pesquisadores e que colocaremos à disposição do Estado do Paraná”, explicou Losso. “Essas ferramentas auxiliam os gestores na execução de políticas públicas. Além disso, Chicago está de portas para receber os estudantes paranaenses interessados nesta área”, disse o pesquisador.
REUNIÃO ¨ Pela manhã, o reitor da Escola de Políticas Públicas da Universidade de Chicago esteve com o secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, que, junto com sua equipe, fez explanação sobre o trabalho, programas, linhas de financiamentos para os municípios.
Após o encontro com o governador, os representantes da Universidade de Chicago se reuniram com os secretários de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns; da Segurança Pública, Wagner Mesquita; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, e da Justiça, Leonildo Grota, além de representantes da Universidade Federal do Paraná, para avaliar o andamento do convênio e buscar novas frentes de parceria.
Entre as propostas apresentadas pela universidade está o intercâmbio com alunos das universidades estaduais do Paraná e com funcionários do Estado, além do desenvolvimento de projetos de tecnologia envolvendo as diversas áreas de governo.
“Com esta visita, poderemos aprofundar as parcerias que já existem e abrir novas perspectivas em todas as áreas de governo, principalmente no intercâmbio de pessoas e soluções na área de gestão pública”, ressaltou o secretário Flávio Arns. “A Universidade de Chicago é uma das instituições com maior prestígio do mundo, e é uma grande honra para o Paraná poder desenvolver convênios em conjunto com essa renomada instituição”, completou.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr   


GALERIA DE IMAGENS