Paraná terá Núcleo de
Integração da Fronteira

Iniciativa reúne as três esferas de governo, instituições privadas e a sociedade civil para promover o desenvolvimento efetivo da região
Publicação
06/10/2011 - 19:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Paraná terá um Núcleo Regional de Integração da Faixa de Fronteira. O primeiro passo para a institucionalização do núcleo foi dado nesta quinta-feira (6), no Palácio das Araucárias, durante reunião sobre o Programa de Promoção do Desenvolvimento da Faixa de Fronteira do Paraná. Participaram representantes do governo estadual, do governo federal, de prefeituras e entidades parceiras.
“O núcleo será uma iniciativa em que as três esferas de governo, instituições privadas e a sociedade civil organizada poderão participar de forma compartilhada e institucionalizada na promoção do desenvolvimento efetivo da região fronteiriça do Paraná”, explicou o secretário do Turismo, Faisal Saleh, coordenador da reunião.
O secretário disse que o turismo, aliado a ações integradas de outros setores, pode ser instrumento de harmonização e encontro entre os povos, ser indutor do intercâmbio cultural e educacional, possibilitar a humanização da linha de fronteira e, sobretudo, promover o desenvolvimento social e econômico.
Na reunião foi lida a minuta do decreto que institui o Núcleo Regional do Paraná. “Nós demos um passo muito importante. Esse movimento integrado das secretarias de estado, prefeituras, órgãos federais, associações municipais e instituições privadas é um marco na história do Paraná”, avalia o secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, que participou da reunião.
Para o secretário de Assuntos Estratégicos, Edson Luiz Casagrande, o núcleo regional será um instrumento de mudanças positivas no ambiente paranaense. “Às vezes as ideias não avançam porque param no meio do caminho e vão sendo esquecidas. Precisamos nos motivar cada vez mais com a proposta destas ações e iniciar a operacionalização”, analisa.
Segundo Darci Piana, presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), a união entre o governo e a sociedade civil organizada é essencial para colocar em prática as ideias propostas.
A reunião contou com a presença de mais de 60 autoridades, entre as quais os secretários Michele Caputo Neto (Saúde), Evandro Roman (Esporte), Norberto Ortigara (Agricultura), Maria Teresa Uille Gomes, (Justiça), Alípio Santos Leal Neto (Esporte), além de prefeitos das regiões Oeste e Sudoeste, representantes de órgãos federais e de instituições privadas e ainda o presidente da Ecoparaná, Rafael Andrigueto, e o diretor presidente da Paraná Turismo, Marcos Meyer.
A iniciativa das construções dos núcleos é do governo federal, como mecanismo de atuação da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira, do Ministério da Integração Nacional. Com a colaboração de ministérios e autarquias federais, a meta é propor medidas e coordenar ações para contribuir para o desenvolvimento efetivo das áreas de fronteira e gerar uma maior aproximação e cooperação com os países vizinhos.

GALERIA DE IMAGENS