Pesquisa da Confederação Nacional de Transporte (CNT) 2016, divulgada nesta semana, mostra que o Paraná tem as melhores rodovias da região Sul do Brasil. Foram analisados 6.244 quilômetros no Estado. O estudo apontou que 45,4% das rodovias são consideradas ótimas ou boas. A média no Sul ficou em 40,7% nestes mesmos quesitos.
As rodovias de Santa Catarina tiveram 40,7% entre ótimas ou boas e o Rio Grande do Sul 37,3%. O resultado do Paraná também ficou acima da média nacional. No Brasil inteiro, a Pesquisa CNT de Rodovias 2016 analisou 103.259 quilômetros. Foram consideradas ótimas ou boas 41,8%.
“Nos últimos anos temos investido tanto em manutenção e conservação de rodovias como em novas duplicações. Isto reflete em melhores condições de trafegabilidade nas nossas estradas”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
DESTAQUES - Entre as rodovias paranaenses apontadas como ótimas ou boas está a PR-317, entre Maringá e Engenheiro Beltrão; a BR-277, entre Guarapuava a Candói; a PR-151, entre Jaguariaíva e Senges, e a PR-407, no Litoral.
A malha rodoviária estadual conta com 12 mil quilômetros de rodovias. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) tem um dos maiores programas de conservação e manutenção de rodovias do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo são cerca de 2 mil homens trabalhando diariamente, fazendo serviços de manutenção e conservação das rodovias.
Somente neste ano foram investidos R$ 190 milhões em trabalhos de conservação e manutenção de rodovias estaduais, com recursos do Governo do Paraná. A PR-364, entre Irati e o distrito de Guaramirim, no Centro-Sul do Estado, é uma das rodovias que recebe obras de conservação.
RECUPERAÇÃO - Até o fim deste ano serão recuperados mais 6,1 quilômetros da rodovia. São investidos R$ 1,1 milhão nesta etapa. O trecho em obras é o principal acesso ao município de Inácio Martins e cerca de mil veículos por dia passam pelo local.
A rodovia é bastante utilizada por agricultores da região para escoamento da safra de produtos como milho, feijão e soja e para o transporte das indústrias madeireiras.
DUPLICAÇÕES - No Paraná está em andamento o maior programa de duplicação de rodovias dos últimos 25 anos. Ao todo são 756 quilômetros, entre obras entregues, em andamento ou em projetos. Desde 2011 já foram investidos cerca de R$ 2 bilhões na duplicação de rodovias, o que gerou mais segurança e conforto para os motoristas que circulam pelo Anel de Integração do Estado.
As rodovias de Santa Catarina tiveram 40,7% entre ótimas ou boas e o Rio Grande do Sul 37,3%. O resultado do Paraná também ficou acima da média nacional. No Brasil inteiro, a Pesquisa CNT de Rodovias 2016 analisou 103.259 quilômetros. Foram consideradas ótimas ou boas 41,8%.
“Nos últimos anos temos investido tanto em manutenção e conservação de rodovias como em novas duplicações. Isto reflete em melhores condições de trafegabilidade nas nossas estradas”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
DESTAQUES - Entre as rodovias paranaenses apontadas como ótimas ou boas está a PR-317, entre Maringá e Engenheiro Beltrão; a BR-277, entre Guarapuava a Candói; a PR-151, entre Jaguariaíva e Senges, e a PR-407, no Litoral.
A malha rodoviária estadual conta com 12 mil quilômetros de rodovias. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) tem um dos maiores programas de conservação e manutenção de rodovias do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo são cerca de 2 mil homens trabalhando diariamente, fazendo serviços de manutenção e conservação das rodovias.
Somente neste ano foram investidos R$ 190 milhões em trabalhos de conservação e manutenção de rodovias estaduais, com recursos do Governo do Paraná. A PR-364, entre Irati e o distrito de Guaramirim, no Centro-Sul do Estado, é uma das rodovias que recebe obras de conservação.
RECUPERAÇÃO - Até o fim deste ano serão recuperados mais 6,1 quilômetros da rodovia. São investidos R$ 1,1 milhão nesta etapa. O trecho em obras é o principal acesso ao município de Inácio Martins e cerca de mil veículos por dia passam pelo local.
A rodovia é bastante utilizada por agricultores da região para escoamento da safra de produtos como milho, feijão e soja e para o transporte das indústrias madeireiras.
DUPLICAÇÕES - No Paraná está em andamento o maior programa de duplicação de rodovias dos últimos 25 anos. Ao todo são 756 quilômetros, entre obras entregues, em andamento ou em projetos. Desde 2011 já foram investidos cerca de R$ 2 bilhões na duplicação de rodovias, o que gerou mais segurança e conforto para os motoristas que circulam pelo Anel de Integração do Estado.