A Secretaria Nacional do Consumidor e o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor promoveram nesta terça-feira (17), em Curitiba, uma reunião com diretores dos Procons da região Sul do país. Foram tratados temas como planos de saúde, o novo decreto do serviço de atendimento ao consumidor, entre outros.
Durante a abertura do evento, o secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos Artagão Junior falou sobre os esforços para fortalecer a defesa dos consumidores do estado. “Nos próximos dias vamos inaugurar uma nova sede do Procon-PR aqui em Curitiba e conseguimos aumentar em 10%, só este ano, o número de cidades com Procons municipais. Isso é resultado das políticas do Governador Beto Richa, que visam sempre garantir o bem-estar dos paranaenses”, disse.
Esta é a quarta reunião com os Procons regionais promovida pela Secretaria Nacional do Consumidor. “O Brasil tem dimensões continentais e, ao fazer reuniões regionais, a gente consegue perceber muitas semelhanças, mas também muitas diferenças entre o perfil do consumidor de cada região. Esses encontros são importantes também para a troca de experiências e a aproximação dos Procons municipais com a Secretaria Nacional do Consumidor”, explica o Secretário Nacional do Consumidor, Arthur Rollo.
E é justamente essa troca de experiências que Claudia Silvano, diretora do Procon-PR avalia como o principal ganho dessa reunião. “Aqui a gente fica sabendo o que está acontecendo, em termos de defesa do consumidor, no Brasil inteiro e pode saber também quais medidas estão sendo tomadas. Desta forma, conseguimos fazer um alinhamento de ações. Muitas vezes uma solução adotada em outro estado pode nos ajudar em uma situação aqui no Paraná”, avalia.