Paraná reforça gestão turística dos parques estaduais

Parceria dará prioridade à reestruturação da gestão visando facilitar a visitação dos parques estaduais e garantir a preservação das áreas
Publicação
18/03/2011 - 18:00

Confira o áudio desta notícia

O Paraná possui 68 Unidades de Conservação, das quais 29 estão abertas à visitação. Para garantir que estas unidades de conservação continuem acessíveis ao público, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Secretaria do Turismo reuniram-se para discutir a gestão dos parques estaduais por meio de um convênio já firmado com a EcoParaná - instituição de serviço social autônomo vinculada à Secretaria Estadual de Turismo.
A parceria dará prioridade à reestruturação da gestão do turismo no Estado, visando promover a visitação dos parques estaduais e garantir a viabilidade da preservação das áreas. A meta também é evitar risco ao equilíbrio ecológico.
“A visitação de áreas de conservação é importante para que a sociedade entre em contato com o meio ambiente e vivencie a biodiversidade com sustentabilidade, conservação e preservação”, diz o secretário do Meio Ambiente, Jonel Iurk.
Os parques do Paraná devem possuir infraestrutura adequada para receber os visitantes e proporcionar aulas de educação ambiental ao ar livre.
A proposta é que todos os parques possuam infraestrutura para atender os turistas, e ofereçam um centro de visitantes para palestras sobre a conservação ambiental, biodiversidade e animais em extinção.
Para o secretário de Turismo, Faisal Saleh, é necessário um novo olhar sobre o turismo e a integração entre as secretarias é fundamental para o processo. “Devemos trabalhar em conjunto para fortalecer e dar dinamismo aos planos de turismo nas áreas em que o turismo e meio ambiente se encontram”, afirmou.

GALERIA DE IMAGENS