Paraná recebe embaixador
da Holanda e fortalece
laços com o país

Han Peters foi recebido pelos secretários estaduais de Assunto Estratégico e de Planejamento e Coordenação Geral. Mobilidade urbana e energias renováveis estão entre as de interesse
Publicação
18/09/2015 - 16:12
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os secretários estaduais de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, e do Planejamento e Coordenação Geral, Sílvio Barros, receberam nesta sexta-feira (18), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o embaixador da Holanda no Brasil, Han Peters. No encontro, eles conversaram sobre o fortalecimento das relações entre o Paraná e a Holanda para parcerias nas áreas de mobilidade urbana, infraestrutura e logística, ciência e tecnologia e energias renováveis.
Flávio Arns disse que parcerias como essa têm muito a contribuir com o Paraná. “A Holanda é um país muito desenvolvido, que tem muito a nos oferecer nestas, todas importantes para o nosso Estado”, disse ele. O secretário também ressaltou a preocupação dos holandeses com a área da educação especial.
“Temos muito a oferecer ao Estado do Paraná nas mais diversas áreas. Já iniciamos uma parceria com a prefeitura de Curitiba para ações de incentivo do uso da bicicleta, mas temos interesse em fortalecer os laços com todo o Estado”, afirmou o embaixador Han Peters.
O secretário do Planejamento disse que o Paraná tem muito interesse em intensificar relacionamento na área econômica, além de energia renováveis e tecnologia. “O projeto de mobilidade urbana é um desafio estadual e, além de Curitiba, outras cidades, como Maringá, Londrina e Cascavel têm interesse em expandir suas redes de ciclovias”, afirmou Silvio Barros.
LAÇOS FORTALECIDOS – O Paraná é um dos estados com o maior número de imigrantes holandeses no País. Dos mais de 15 mil imigrantes holandeses no Brasil, cerca de 6 mil vivem no Estado. Na região dos Campos Gerais, onde se iniciou a imigração, em 1911, estão estabelecidas importantes cooperativas agroindustriais de origem holandesa, como a Frísia, a Castrolanda e a Capal.
Outras empresas, como a montadora DAF, instalada em Ponta Grossa, e a Habé, fabricante de caixas recicláveis para transporte de mercadorias localizada em São José dos Pinhais, são originárias da Holanda. Além disso, a Holanda é o quarto principal importador da soja produzida no Paraná.
PRESENÇAS – Participaram do encontro o cônsul holandês no Paraná e Santa Catarina, Robert de Ruijter; o responsável pela área de Ciência, Tecnologia e Inovação da embaixada, Nico Schiettekatte; o superintendente da Ocepar, Nelson Costa; e representantes da Agência Paraná de Desenvolvimento e da Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral.

GALERIA DE IMAGENS