Paraná quer estreitar relações com a região italiana de Vêneto

Publicação
23/11/2011 - 18:19
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Paraná e a região italiana de Vêneto estudam firmar um protocolo de intenções para estreitar relações institucionais e comerciais. Os termos do documento foram assunto de um encontro realizado nesta quarta-feira (23) em Curitiba entre o secretário de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, e uma comitiva italiana liderada pelo secretário regional de Turismo e de Comércio Exterior, Marino Finozzi.
Com uma população de quase 5 milhões de habitantes, a região de Vêneto é uma das mais ricas da Itália. Dividida em sete províncias, tem na agricultura (vinicultura), indústria (mecânica, refinarias e estaleiros) e no turismo os seus principais setores.
A assinatura de um protocolo oficial entre as regiões foi proposta pelo presidente de Vêneto, Luca Zaia, que encaminhou uma correspondência ao governador Beto Richa demonstrando interesse em ampliar as relações com o Paraná.
Entre as ações propostas estão a organização de missões comerciais, consolidação de vínculos entre as universidades e o intercâmbio de informações em administração pública, comércio e economia, ciência e tecnologia, agricultura, turismo, esporte, cultura e meio ambiente, entre outras áreas.
“O Paraná tem todo o interesse nessa relação. Estamos acelerando o processo de confecção do protocolo que vai estabelecer novas parcerias entre o Estado e a região de Vêneto”, disse Ricardo Barros.
“Existem boas oportunidades de negócios nos setores de energias renováveis, máquinas e equipamentos e tecnologia. Queremos criar sólidas relações comerciais e de intercâmbio de informações”, afirmou Finozzi.
Também participaram do encontro o diretor de promoção econômica e internacionalização, Vittorio Panciera, o diretor de promoção turística integrada, Claudio de Donatis, e o presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná, Roberto Colliva.

GALERIA DE IMAGENS