Paraná qualifica gestores ambientais em Guarapuava

O próximo destino do encontro será Maringá, na região Norte, entre os dias 21 e 22 de setembro. O último encontro será em Curitiba, englobando as regiões Sul e Sudeste, nos dias 28 e 29 de setembro, quando todas as regiões do estado terão sido contempladas pelo programa.
Publicação
24/08/2017 - 18:20

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com Itaipu Binacional e Ministério do Meio Ambiente, promove o 2º Encontro Formativo do Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais (PNC), em Guarapuava. Simultaneamente acontece o 2º Seminário Regional do Meio Ambiente. A capacitação teve início nesta quinta-feira (24) e segue até o final da tarde de sexta-feira (25).

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti, é uma ótima oportunidade de integração entre as entidades estaduais e municipais relacionadas à área ambiental. “A ideia é proporcionar a aproximação entre gestores dos municípios e técnicos do Sistema Estadual do Meio Ambiente, para que ao final da capacitação, o agente público tenha ampliado sua percepção sobre os assuntos tratados e esteja apto a atuar de forma planejada”, afirmou o secretário.

Segundo o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, a iniciativa é muito importante para toda a região central do Estado, ao propor um debate de alto nível voltado para formação, preparação e qualificação dos gestores ambientais dos municípios paranaenses. “Se quisermos ter uma política ambiental eficiente, moderna, que atenda a demanda de integração entre setor produtivo e preservação ambiental, temos que ter as equipes de agentes municipais devidamente qualificadas, atentos às mudanças na legislação, às novas diretrizes da política estadual de meio ambiente, bem como novas possibilidades de parceria e alternativas para captação de recursos”, disse.

TEMAS - Entre os temas abordados durante o encontro estão o Programa Integrado de Conservação do Solo e Água do Paraná – PROSOLO; Cadastro Ambiental Rural (CAR); Elaboração de Projetos e Captação de Recursos; Mudanças Climáticas, Meteorologia e Defesa Civil; A3P; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s); ICMS Ecológico; Pagamento por Serviços Ambientais por Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

CRONOGRAMA - Em sua primeira edição, o Encontro Formativo do Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais foi realizado na cidade de Foz do Iguaçu, destinado aos municípios que integram a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. Com este evento de Guarapuava, as regiões Centro-Sul e Sudoeste foram atendidas. O próximo destino do Encontro será Maringá, na região Norte, entre os dias 21 e 22 de setembro. O último encontro será em Curitiba, englobando as regiões Sul e Sudeste, nos dias 28 e 29 do próximo mês, quando todas as regiões do estado terão sido contempladas pelo programa.

GALERIA DE IMAGENS