Paraná participa da Conferência
Nacional de Assistência Social

Evento em Brasília propõe medidas para aprimorar o Sistema Único de Assistência Social. Secretaria da Família e Desenvolvimento Social divulga ações em estande
Publicação
09/12/2011 - 17:58
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Paraná está participando da VIII Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília, com um estande que divulga as ações da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social. Até sábado (10), os participantes da conferência vão propor medidas para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) com vistas à valorização dos serviços, programas e benefícios.
Entre as ações divulgadas no estande do Paraná está o Plano Estadual de Capacitação 2012-2015, que prevê R$ 11 milhões em investimentos no treinamento de gestores, profissionais da rede socioassistencial, técnicos e conselheiros municipais e estaduais.
A articulação das políticas públicas do Estado, por meio do Programa Família Paranaense, também está sendo apresentada. A meta inicial do programa é fazer com que 100 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, em 322 municípios, superem essa condição.
Foram apresentados ainda os números da gestão do Suas no Paraná. O Estado possui 1,07 milhão de famílias cadastradas no Cadastro Único Para Programas Sociais (MDS/SAGI, agosto 2011), 301,9 mil em situação de pobreza extrema (MDS/CadÚnico) e 442, 5 mil beneficiadas pelo programa Bolsa Família (MDS/SAGI, agosto 2011).
A Conferência Nacional de Assistência Social é promovida pelo Conselho Nacional de Assistência Social (Cnas), em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
O objetivo da conferência é avaliar a situação atual da Assistência Social no Brasil e os avanços na consolidação do Suas. O evento vai propor diretrizes para aperfeiçoar a assistência social, valorizar e qualificar os trabalhadores e gestores, serviços, programas, projetos e benefícios.
Oitenta e dois delegados eleitos em conferências regionais e homologados na conferência estadual formam a delegação do Paraná. Destes, 74 são delegados municipais (37 da sociedade civil e 37 governamentais) e 8 delegados estaduais (4 da sociedade civil e 4 governamentais).