Paraná mostra áreas estratégicas
para região da França

Foram apresentadas possibilidades de intercâmbio em áreas estratégicas do Governo do Paraná, como parcerias comerciais nas áreas da educação, ciência e tecnologia, agricultura, cultura e inovação, para intensificar relação já existente e desenvolver uma cooperação bilateral sustentável.
Publicação
26/01/2018 - 17:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, conduziu nesta sexta-feira (26) reunião técnica com a coordenadora de parcerias internacionais da região francesa de Hauts-de-France, Karine Motte. Foram apresentadas possibilidades de intercâmbio em áreas estratégicas do Governo do Paraná, como parcerias comerciais nas áreas da educação, ciência e tecnologia, agricultura, cultura e inovação, para intensificar relação já existente e desenvolver uma cooperação bilateral sustentável. O encontro aconteceu no Gabinete de Gestão da Informação do Palácio Iguaçu.

O encontro retoma um acordo que engloba todas as áreas do Governo do Estado assinado em 2015 pelo governador Beto Richa e pelo presidente do Conselho Regional de Picardie, Claude Gewerc.

Com a redivisão política da França em 2016, a região de Picardie tornou-se a região de Hauts-de-France. A coordenadora Karine Motte veio ao Paraná para conhecer melhor as potencialidades do Estado e, a partir deste encontro, elaborar um plano para promover ações que deem continuidade ao acordo assinado em 2015.

 “Foi um prazer coordenar essa reunião justamente porque ela retoma esse acordo assinado. E na área da Cultura já conversamos sobre algumas ideias para trabalhar em conjunto: na Dança, com o Balé Teatro Guaíra, o Grupo G2 e a Escola de Dança, e nas Artes Plásticas, que o Paraná tem um conceito bastante interessante e eles se mostraram bem interessados em uma parceria”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.

As secretarias de Estado da Agricultura e Abastecimento; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Cultura; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Planejamento e Coordenação-Geral; e ainda a Paraná Desenvolvimento, Paraná Turismo e Ferroeste expuseram seus pontos de interação possíveis à representante francesa.

 PRESENÇAS – Também participaram da reunião técnica a assessora da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação-Geral, Jéssica Subkowiak Bettega; o gerente de Desenvolvimento Econômico da Paraná Desenvolvimento, Jean Alberini; o diretor-presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin; o diretor do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Francisco Carlos Simioni; o coordenador de Ciência e Tecnologia  da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evandro Razzoto; a assessora da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Danielle Teixeira Tortato; e o assessor da Paraná Turismo, Paulo Mosimann.

GALERIA DE IMAGENS