O Governo do Estado lançou nesta quinta-feira (20.12), a versão online do Zoneamento Ecológico - Econômico do Paraná (ZEE/PR), considerada uma das mais importantes fontes de consulta e diretrizes para o planejamento do Estado como um todo. Está disponível para download no endereço www.itcg.pr.gov.br, no link “Conheça o ZEE”.
Resultado de vários anos de um minucioso levantamento técnico científico, coordenado pelo Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), o ZEE-PR tem três grandes objetivos: subsidiar os processos de planejamento; servir como apoio técnico-científico e operacional; e auxiliar na elaboração de planos, programas e projetos propondo alternativas para tomada de decisão, segundo o enfoque da compatibilização das atividades socioeconômicas com o ambiente natural.
“Este zoneamento, que nos indica princípios para o desenvolvimento socioeconômico, é uma orientação segura especialmente a estudiosos e autoridades, para subsidiar o planejamento nos municípios, levando em conta o meio ambiente”, disse a governadora Cida Borghetti. Ela ressalta que o documento mapeia as principais atividades econômicas desenvolvidas ou que podem ser desenvolvidas em cada região do Estado.
PUBLICAÇÃO - O lançamento foi no gabinete do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti, com a presença do diretor-presidente do ITCG, Amilcar Cabral; da diretora de Geomática do Instituto, Gislene Lessa, técnicos responsáveis pela elaboração do trabalho do ITCG e de instituições parceiras.
A publicação conta com três volumes e mais de 700 páginas com mapas, ilustrações e fotos tratando de assuntos que vão desde o meio físico, abrangendo tópicos como geologia, solos, clima, recursos hídricos, geomorfologia, passando pela socioeconomia, até o Desenvolvimento para o Paraná. Futuramente, o ZEE-PR poderá ser lançado em versão impressa.
O secretário Bonetti enfatizou que com o ZEE/PR fica mais fácil planejar o Paraná. “O meio ambiente do Estado é formado por uma série de ecossistemas, em diferentes estágios de conservação. Essa diferenciação interna representa importante fator a ser considerado na formulação das políticas públicas e na elaboração de soluções capazes de impulsionar o desenvolvimento social e econômico, sem perder de vista a preservação e conservação do ambiente”, disse ele.
CONFIANÇA - O presidente do ITCG, Amilcar Cabral, também reforçou que, como instrumento de planejamento, o ZEE tem uma função importante no Estado. “A gente espera que este produto seja usado tanto pelo segmento público quanto pelo privado, pois a qualidade e a quantidade das informações são muito grandes”, disse ele.
Cabral destacou a confiabilidade do produto, que foi feito por técnicos qualificados de várias instituições do Governo do Paraná, ao longo de décadas. “É um produto de alta qualidade e confiança. Quem se utilizar dessas informações terá as melhores informações sobre as regiões do Paraná”.
ACESSO - O ZEE/PR vem se somar ao ZEE PR-Litoral lançado em setembro de 2016 por meio do Decreto número 4996, que já conta com publicação impressa. Tanto o ZEE Litoral quanto o ZEE PR se encontram disponíveis para download no endereço www.itcg.pr.gov.br, no link “Conheça o ZEE”.