Paraná institui Câmaras Temáticas para a Copa 2014

Câmaras são divididas em nove áreas: Transparência; Segurança; Educação e Cultura; Estádios; Saúde; Turismo; Infraestrutura; Comercial e Tecnologia; Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Publicação
19/07/2011 - 15:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador em exercício Flávio Arns assinou nesta terça-feira (19), em cerimônia no Palácio das Araucárias, em Curitiba, a ata que institui nove Câmaras Temáticas Estaduais para o acompanhamento dos projetos que serão desenvolvidos pelo poder público e pela iniciativa privada para a realização da Copa Fifa 2014 no Paraná.
Arns destacou a importância de envolver a sociedade nos debates dos assuntos relacionados ao mundial da Fifa. “As Câmaras poderão ser abertas à sociedade,por meio da realização de audiências públicas”, afirmou o governador em exercício. Para ele, é fundamental que todos os paranaenses saibam o que está sendo feito e de que forma. “A troca de informações é essencial até para a busca de soluções para problemas que possam ser identificados”, ressaltou.
As Câmaras Temáticas se reunirão pelo menos uma vez por mês e são dividas em nove áreas: Transparência; Segurança; Educação e Cultura; Estádios; Saúde; Turismo; Infraestrutura; Comercial e Tecnologia; Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Coordenadas pelo secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo 2014, Mario Celso Cunha, as Câmaras são constituídas por representantes dos mais diversos segmentos da sociedade. O número de membros varia de acordo com o tema, indo de 12 a 30 pessoas.
Flávio Arns ressaltou que os investimentos programados para a Copa de 2014 se transformarão em desenvolvimento social e econômico e que os paranaenses devem ser os grandes beneficiários do processo. “Este é um momento histórico para o Paraná. As ações realizadas em função da Copa, se bem utilizadas, podem trazer perspectivas muito boas para o nosso Estado. Cabe a todos nós dar continuidade ao esforço feito até aqui para trazer o mundial para cá”, disse.
O secretário para Assuntos da Copa do Mundo 2014, Mário Celso Cunha, disse que todas as iniciativas implantadas no Estado em razão do torneio de 2014 devem se converter num legado para o Paraná. “As câmaras temáticas representam o envolvimento comprometido de todos os segmentos da sociedade e a garantia da realização do mundial”, disse o secretário estadual de Esporte, Evandro Rogério Roman.
“Estamos preparando o Paraná para os próximos 20 anos. Com a realização da Copa teremos um aumento no turismo do Estado, com visitantes de todos os países”, afirmou o secretário estadual do Turismo, Faisal Saleh.
Participaram do evento o procurador-geral de Justiça do Estado do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), Heinz Georg Herwig, o presidente do Sistema Fecomércio Darci Piana, os deputados estaduais André Bueno e Pedro Lupion Neto e representantes dos poder público e sociedade civil.
Responsabilidades das Câmaras Temáticas
TRANSPARÊNCIA – Manter um permanente quadro de transparência utilizando as ferramentas de acompanhamento da utilização de recursos públicos e fiscalizar as obras e projetos da Copa do Mundo 2014. Envolve o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), Ministério Público (MP), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Procuradoria Geral do Município de Curitiba, Ouvidoria Geral do Estado, Secretaria estadual da Justiça, Secretaria estadual de Controle Interno, Tribunal de Justiça, OAB.
SEGURANÇA - Acompanhar programas do setor de segurança, sugerir pautas das reuniões, trazer informações e sugestões da área, bem como fazer o acompanhamento de todos os projetos e programas de segurança pública. Envolve Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil do Paraná, Polícia Cientifica, Policia Federal, Detran, Diretran, Polinter, Corpo de Bombeiros, Secretaria estadual de Segurança Pública (SESP), Secretaria Antidrogas Municipal de Curitiba, Casa Militar, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Estadual e Federal.
EDUCAÇÃO E CULTURA – Engloba ações de educação escolar, capacitação, acessibilidade, cursos de idiomas, vídeos, fanfest, telões, shows, eventos e tudo que se enquadra dentro das áreas citadas. Receber projetos e captar recursos de outros setores como iniciativa privada e Governo Federal.
ESTÁDIOS – Acompanhamento das obras, cumprimento dos prazos, responsabilidade dos acordos assinados, projetos de engenharia e arquitetura, levantamento de custos, financiamento para as obras, alterações do caderno de encargos da FIFA, projeto do entorno, estacionamento, segurança, viabilizar Centro de Imprensa, setor de voluntários.
SAÚDE – Todos os controles de doenças vacinas e estrutura para bem receber o turista. Hospitais, Pronto Socorros, veículos de emergência, atendimento no estádio, aeroporto e outros locais de concentração de pessoas. Estrutura de atendimento rápido com médicos e atendimentos de plantão.
TURISMO – Atuar em parceria com os setores turísticos, visando levantar os pontos de referência para os turistas, em locais com potencial de visitas pólos turísticos, parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setu), Instituto Municipal de Turismo de Curitiba e Conselho Estadual de Turismo.
INFRAESTRUTURA – Cuidar dos projetos juntos com os demais órgãos, seja da Prefeitura (IPPUC) ou Governo do Estado (Comec) e também do Governo Federal, através dos 23 Ministérios integrados ao conjunto da Copa do Mundo, além das ações junto à Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Embratur e outros órgãos. Também acompanhar e sugerir programas na cidade sede (Curitiba), Região Metropolitana e nos 399 municípios do Estado.
COMERCIAL E TECNOLOGIA – Envolve os assuntos relacionados ao setor comercial tanto de empregados como de negócios, fomento e negociações de convênios e projetos. Na área de tecnologia, ações de informação, Internet, negócios e outros. Envolve FIEP, Celepar, Faciap, Fecomércio, Associação Comercial do Paraná, Sebrae, IPPUC, Comec e outros órgãos.
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - Objetivo da FIFA e do Comitê Organizador Local (CBF) é fazer a Copa do Mundo no Brasil uma Copa Sustentável, com selo verde. Ecologicamente correta, envolvendo áreas de controle de poluição, água e luz dentro dos critérios antipoluentes. Envolve setores de recursos hídricos e controle do meio ambiente.

GALERIA DE IMAGENS