Paraná inicia uso do gás natural para geração de energia elétrica

Sistema implantado na fábrica do Grupo Boticário servirá de modelo para a expansão do sistema
Publicação
24/05/2011 - 15:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A fábrica do Grupo Boticário (de perfumaria e cosméticos) é a primeira a utilizar em horário de ponta energia gerada a partir de gás natural fornecida pela Companhia Paranaense de Gás (Compagas). A indústria, instalada em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, adotou a Geração de Energia Elétrica para Consumidor Final que a Compagas passou a oferecer em maio.
A empresa já é cliente do segmento industrial da Compagas, utilizando o gás natural há mais de um ano em suas caldeiras, para o processo de produção. Agora, depois de seis meses de testes e ajustes, os dois geradores a gás natural estão operando no período das 18h às 21h, gerando energia para toda a fábrica, em substituição à energia elétrica convencional.
De acordo com o gerente do segmento industrial, grandes clientes e GNV da Compagas, Justino Pinho, a planta de Geração de Energia Elétrica para Uso no Horário de Ponta instalada pelo Grupo Boticário é de alta tecnologia e servirá de modelo para a implantação deste sistema em outros locais.
“A intenção da Compagas é difundir o gás natural como um combustível vantajoso também na geração de energia em horário de ponta e implantar este processo em outras empresas do Paraná, proporcionando eletricidade com mais economia e sustentabilidade aos clientes”, afirma. Na Compagas, o engenheiro Gerson Armstrong foi o responsável pela viabilização do projeto.
PROJETO – A implantação do sistema representou um desafio para os engenheiros Otello Bentivoglio Junior e Edson Irie Junior, do Grupo Boticário. Com o apoio da Diretoria de Operações, representada pelo diretor executivo Giuseppe Musella, eles desenvolveram uma moderna infraestrutura e um projeto inovador, fundamentado em tecnologia, economia e sustentabilidade.
“Nosso objetivo era encontrar uma alternativa econômica, que possibilitasse a melhoria do consumo e menor impacto no meio ambiente. O gás natural foi a nossa escolha por diversos motivos, entre eles a menor emissão de gases poluentes e resíduos, a tarifa competitiva e as características técnicas de última geração”, afirma Bentivoglio, gestor da Engenharia de Infraestrutura do Grupo Boticário. “Os geradores também estão programados para assumir toda a carga em caso de queda ou falta de energia elétrica”, complementa Irie.
INVESTIMENTO – Para a implantação deste sistema, o Grupo realizou um investimento de cerca de R$ 3,5 milhões, utilizando a engenharia interna para elaboração e execução do projeto.
“A concepção por profissionais da empresa minimizou os custos. A negociação dos equipamentos com a economia e o dólar estável também colaboraram. A tarifa vantajosa do gás natural vai nos permitir consumir mais e, ainda assim, ter economia”, afirma Bentivoglio. O volume médio a ser utilizado na geração de ponta é de 1,5 mil metros cúbicos por dia de gás natural.
Para os engenheiros, a parceria com a distribuidora de gás natural foi fundamental para o sucesso do projeto. “Tudo o que nos foi proposto sobre as políticas da companhia e sobre o combustível está sendo atendido: a pressão constante e a estabilidade no fornecimento do gás natural, fatores de extrema importância para o perfeito funcionamento do nosso sistema, estão de acordo com o que foi apresentado. Para nós, isto é fator de confiabilidade na companhia e na distribuição do combustível”, contam. COMPAGAS – O gás natural está presente em São José dos Pinhais desde 2000. A Compagas atende 31 clientes, sendo 22 industriais, três comerciais e seis postos de combustível, através da rede de distribuição de mais de 50 km de extensão. Atualmente, o volume distribuído na cidade é de cerca de 100 mil metros cúbicos por dia de gás natural.
Além de São José dos Pinhais, a Compagas atende mais 10 municípios (Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, Araucária, Paranaguá, Colombo, Pinhais e Quatro Barras), levando o gás natural para mais de 10 mil clientes dos segmentos Industrial, Comercial, Veicular, Residencial, Cogeração e Geração de Energia Elétrica para Consumidor Final. Em abril, o consumo de gás natural no Paraná ultrapassou a média de 1 milhão de metros cúbicos por dia.
GRUPO BOTICÁRIO – O Grupo Boticário é resultado de uma trajetória de empreendedorismo iniciada há 34 anos com uma pequena farmácia de manipulação localizada em Curitiba. Hoje, é um dos maiores grupos de perfumaria e cosméticos no Brasil e gera aproximadamente 3,3 mil empregos diretos e 20 mil indiretos.
Controla duas marcas de consumo: O Boticário (com 34 anos de atuação, maior franquia no setor de perfumaria e cosméticos do mundo e presente em sete países) e Eudora (lançada em fevereiro de 2011, é a primeira empresa brasileira de cosméticos e perfumaria a iniciar as operações com estratégia multicanal: venda direta, lojas-conceito e comércio eletrônico integrado às redes sociais).

GALERIA DE IMAGENS