Paraná faz balanço de três anos de
Objetivos do Desenvolvimento do Milênio

Publicação
21/09/2018 - 12:10
Editoria

O Dia Global de Ação para os ODS foi realizado nesta quinta-feira (20), no auditório do prédio-sede da Copel, em Curitiba, em comemoração aos três anos do lançamento da Agenda 2030 da ONU – compromisso que integra os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

A Copel, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e o capítulo brasileiro do Programa Cidades do Pacto Global reuniram secretarias, autarquias e outras entidades públicas paranaenses para um extenso balanço das ações que vêm sendo realizadas pelo setor público do Estado em prol dos ODS.

O relato vai compor uma síntese sobre as ações em destaque do Estado a ser apresentada em encontro na sede da ONU em Nova York na próxima semana.

A Copel coordena o primeiro centro regional do Programa Cidades do Pacto Global da ONU no mundo, com a responsabilidade de articular agentes públicos, privados e da academia em projetos de desenvolvimento que buscam atingir os ODS na Região Sul do Brasil.

Signatário do Pacto Global desde 2012, o Paraná foi o primeiro Estado do mundo a aderir à iniciativa da ONU e é hoje o segundo Estado brasileiro com o maior número de adesões ao programa, que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania.

“Temos hoje 160 cidades cujos prefeitos assinaram um termo de adesão aos ODS, e trabalhamos com a meta de alcançar pelo menos 200 dos 399 municípios paranaenses no curto prazo”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros.

O Paraná também sedia, desde o ano passado, o escritório regional do Programa Cidades, localizado na sede da Copel. O espaço é resultado de uma parceria entre a companhia, o Paranacidade e o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes) e tem a proposta de atuar na expansão e convergência das ações e projetos relacionados à Agenda 2030 no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“Sabemos que 65% das metas dos ODS não serão atingidas se não houver participação efetiva de governos estaduais e municipais”, explica o diretor executivo do Programa Cidades do Pacto Global da ONU, Michael Nolan. “O Paraná compõe um verdadeiro caldeirão de ricas iniciativas em benefício dos desafios globais e é, sem dúvida, um exemplo de como articular diferentes áreas na construção de projetos conjuntos”.

O evento na Copel trouxe dezenas de projetos em curso no Paraná com maior ou menor contribuição para a conquista dos ODS – muitos dos quais com relevância reconhecida na página do Programa Cidades em inglês: www.citiesprogramme.org/cities .