Paraná em Ação levou
cidadania à população
de Ortigueira e região

Foram feitos 28.969 atendimentos e orientações, nos vários serviços disponíveis gratuitamente, no fim de semana
Publicação
22/04/2013 - 12:10

Confira o áudio desta notícia

José da Luz fez sua primeira carteira de identidade aos 81 anos, no Mutirão da Cidadania – Paraná em Ação realizado em Ortigueira, no sábado e domingo (20 e 21). Nos dois dias foram confeccionados 1.662 documentos, que incluíram carteiras de trabalho e CPFs. A Secretaria de Relações com a Comunidade divulgou que foram feitos 28.969 atendimentos, nos vários serviços disponíveis gratuitamente.
“O evento superou nossas expectativas”, disse o secretário de Relações com a Comunidade, Ubirajara Schreiber. “Muitas das pessoas atendidas são de localidades agrícolas de Ortigueira. Essa é uma demonstração da forma séria como o Governo do Estado está tratando este programa de inclusão social”, afirmou Schreiber.
O mutirão reúne parceiros e secretarias estaduais e municipais para oferecer orientações de saúde, de procedimentos jurídicos e de amento de renda, com recreação para crianças, corte de cabelo e outros serviços para promover a cidadania. José, que aos 81 anos poderá apresentar a carteira de identidade, foi levado pela filha Maria da Luz ao evento em Ortigueira. Ela explicou que o custo e a dificuldade do processo para confeccionar o documento impediram que seu pai fizesse o RG antes do mutirão. “Resolvemos esperar essa oportunidade que o governo está dando para fazer a documentação de graça”, disse Maria da Luz.
Na área da saúde, foram feitos 668 atendimentos, com diversos tipos de exames, e mais de 16 mil orientações de prevenção de doenças. Na área jurídica, foram aproximadamente 168 atendimentos e orientação e resolução de casos como registro de nascimento tardio, divórcios, reconhecimento de paternidade e maternidade e serviços previdenciários e aposentadorias.
CRIANÇAS - O Núcleo de Proteção à Criança e Adolescente Vítima de Crime (Nucria) orientou pais e filhos com panfletos educativos, sobre segurança e formas de denunciar situações de risco. O Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) também montou um estande para dar orientações.
A Fomentos Paraná participa do Mutirão da Cidadania para divulgar o programa que assegura capacitação gratuita e crédito barato para micro e pequenos empresários. O objetivo é desenvolver novas perspectivas financeiras para o município. “É muito importante que o Governo Beto Richa, pela Fomentos Paraná, beneficie micros e pequenos empresários com incentivo de créditos mais baratos”, disse o secretário municipal de Indústria e Comércio, Daniel Fartura.
Schreiber destacou a importância das parcerias do programa. Segundo ele, a soma de esforços e competências fez o sucesso do Mutirão de Cidadania - Paraná em Ação em Ortigueira. “As parcerias e o apoio dos governos federal e municipal e do Poder Judiciário, Ministério Público, cartórios de registro civil, Sistema Fecomércio, com Sesc, Senac e Sesi, empresas privadas e voluntários, nos permitem promover grande diversidade de ações”, disse o secretário.
Este foi o terceiro Mutirão da Cidadania – Paraná em Ação deste ano. Ortigueira, a 250 quilômetros de Curitiba, nos Campos Gerais, é um dos municípios com menor índice de desenvolvimento humano (IDH) do Estado. A população é de 23 mil habitantes, boa parte trabalhando na agricultura.

GALERIA DE IMAGENS