Cerca de 14 mil pessoas passaram pelos estandes do programa Paraná em Ação durante o último fim de semana, na Praça Renato Celidônio, no centro de Maringá. O mutirão da cidadania terminou com mais de 42 mil atendimentos registrados, dobrando a marca do evento realizado na cidade em 2009, quando foram realizados 20 mil atendimentos.
Entre sexta-feira e domingo (4 e 6), foram oferecidos 50 serviços totalmente gratuitos à população de Maringá e da região Noroeste. “Esses números comprovam a importância do Paraná em Ação para o resgate da cidadania e a inclusão social dos paranaenses”, afirmou o secretário de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro.
Em um dos estandes mais movimentados, equipes da Secretaria de Relações com a Comunidade (responsável pela coordenação do evento), da Ação Social da prefeitura de Maringá e de instituições estaduais como o Instituto de Identificação do Paraná formalizaram 879 processos para emissão de carteira de identidade sem custo. O documento será entregue em no máximo 40 dias, pelo correio. Também foram protocolados 748 pedidos de emissão de CPF e 333 de carteira de trabalho.
“Esse número expressivo de atendimentos só foi possível graças às parcerias com órgãos dos governos estadual, municipal e federal e ao trabalho voluntário dos servidores públicos e da iniciativa privada, que abriram mão de seu fim de semana para atender a comunidade”, afirmou o coordenador geral do evento, Edson Luiz Arantes.
SAÚDE – O Paraná em Ação também reuniu profissionais que orientaram os visitantes sobre os cuidados com a saúde e o bem estar. Entre exames preventivos de urina, acuidade visual, pressão arterial, glicemia, sinais vitais e avaliação física, foram contabilizados 9.634 mil atendimentos. As terapias alternativas, como Reiki, acupuntura auricular e reflexologia, também foram bem recebidas pela população, totalizando 600 atendimentos nos três dias do evento.
SEGURANÇA – O Núcleo de Proteção à Criança e Adolescente Vítima de Crime (NUCRIA) orientou 2.463 crianças e adolescentes, por meio da distribuição de folders educativos e preventivos. “Muitos pais também ouviram as orientações”, disse a delegada Eunice Bonome.
Outro estande que chamou a atenção das crianças foi o do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride). A delegada Ana Claudia Machado explicou que as orientações são repassadas por meio de um jogo de dados. “Através do jogo, orientamos as crianças a não falar e não receber doces ou presentes de estranhos”, disse. Cerca de 1.468 crianças de Maringá e região aprenderam enquanto se divertiam.
Entre sexta-feira e domingo (4 e 6), foram oferecidos 50 serviços totalmente gratuitos à população de Maringá e da região Noroeste. “Esses números comprovam a importância do Paraná em Ação para o resgate da cidadania e a inclusão social dos paranaenses”, afirmou o secretário de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro.
Em um dos estandes mais movimentados, equipes da Secretaria de Relações com a Comunidade (responsável pela coordenação do evento), da Ação Social da prefeitura de Maringá e de instituições estaduais como o Instituto de Identificação do Paraná formalizaram 879 processos para emissão de carteira de identidade sem custo. O documento será entregue em no máximo 40 dias, pelo correio. Também foram protocolados 748 pedidos de emissão de CPF e 333 de carteira de trabalho.
“Esse número expressivo de atendimentos só foi possível graças às parcerias com órgãos dos governos estadual, municipal e federal e ao trabalho voluntário dos servidores públicos e da iniciativa privada, que abriram mão de seu fim de semana para atender a comunidade”, afirmou o coordenador geral do evento, Edson Luiz Arantes.
SAÚDE – O Paraná em Ação também reuniu profissionais que orientaram os visitantes sobre os cuidados com a saúde e o bem estar. Entre exames preventivos de urina, acuidade visual, pressão arterial, glicemia, sinais vitais e avaliação física, foram contabilizados 9.634 mil atendimentos. As terapias alternativas, como Reiki, acupuntura auricular e reflexologia, também foram bem recebidas pela população, totalizando 600 atendimentos nos três dias do evento.
SEGURANÇA – O Núcleo de Proteção à Criança e Adolescente Vítima de Crime (NUCRIA) orientou 2.463 crianças e adolescentes, por meio da distribuição de folders educativos e preventivos. “Muitos pais também ouviram as orientações”, disse a delegada Eunice Bonome.
Outro estande que chamou a atenção das crianças foi o do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride). A delegada Ana Claudia Machado explicou que as orientações são repassadas por meio de um jogo de dados. “Através do jogo, orientamos as crianças a não falar e não receber doces ou presentes de estranhos”, disse. Cerca de 1.468 crianças de Maringá e região aprenderam enquanto se divertiam.