Paraná em Ação faz
35 mil atendimentos
em Assis Chateaubriand

A emissão gratuita de documentos foi um dos destaques dessa edição do Paraná em Ação
Publicação
21/10/2013 - 15:10

Confira o áudio desta notícia

Perto de 12 mil pessoas passaram pelos estandes do Paraná em Ação realizado neste fim de semana (19 e 20), na Prefeitura de Assis Chateaubriand. O evento encerrou suas atividades com mais de 35 mil atendimentos superando em quase 13% as expectativas dos coordenadores da Secretaria de Relações com a Comunidade, responsável pela organização e operação do programa. Durante três dias, a população de Assis Chateaubriand e região do oeste usufruiu mais de 50 serviços gratuitos que proporcionaram acesso à cidadania, saúde e inclusão social.
DOCUMENTAÇÃO E SAÚDE - A emissão gratuita de documentos foi um dos destaques dessa edição do Paraná em Ação. Foram emitidos cerca 1.100 novos documentos - 600 carteiras de identidade, 300 CPFs e 60 carteiras de trabalho. “Esses números comprovam a importância do Mutirão da Cidadania Paraná em Ação no resgate da cidadania e na inclusão social dos paranaenses”, afirma o secretário estadual de Relações com a Comunidade, Ubirajara Schreiber.
Os números de atendimentos dos serviços de saúde também são bastante expressivos. Nessa edição, foram realizados mais de 3.000 mil exames preventivos de urina, colesterol, acuidade visual, pressão arterial, glicemia, câncer bucal, sinais vitais.
ATENDIMENTOS JURÍDICOS – A Defensoria Púbica da União realizou diversos atendimentos de orientação sobre direitos previdenciários como auxilio doença, aposentadorias rurais por idade, aposentadoria por tempo de serviço, recontagem de contribuição e benefícios, assistência ao idoso entre outros serviços. Também orientou uma grande quantidade de brasiguaios (brasileiros que vivem no Paraguai) sobre a documentação e o procedimento necessário para que possam ser reconhecidos como legítimos brasileiros.
“As orientações relacionadas aos órgãos federais, e principalmente o esclarecimento de direitos da população nesses dois dias de evento, foram o objetivo de minha participação neste Mutirão da Cidadania”, disse o defensor Público Federal Felipe Belache Kugler.
A defensoria Pública Estadual fez mais de 25 distribuições de ações, de reconhecimento de paternidade, direito de pensão alimentícia, regularização de visitas, reconhecimento de união estável, registro tardio, inclusão de nome materno entre outros processos. “A nossa equipe acompanha o Mutirão em todo o estado vem auxiliar um número grande da população paranaense na regularização de seus documentos”, afirmou a advogada do quadro da Defensória do Estado, Karin Hasse.
As cabeleireiras de Assis Chateaubriand deram um show de cidadania. No sábado, ca unidade do SENAC de Toledo enviou sua equipe e alunos para a realização do corte de cabelo. Como a demanda era grande as cabeleireiras que tem salão na cidade passaram o domingo contribuindo no corte de cabelo da população. Foi seis profissionais que participaram gratuitamente do mutirão da Cidadania. “Sentimos a importância deste evento para a população, nos reunimos e viemos prestar nossa cidadania ao povo”, Ivanilde.
PRÓXIMA EDIÇÃO – Encerradas as atividades Assis Chateaubriand, a coordenação do Paraná em Ação já está organizando a próxima edição que acontece entre os dias 09 e 10 de novembro em Chopinzinho.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS