Paraná elabora cronograma de implantação da Base Nacional Curricular

Os municípios poderão articular, construir ou reelaborar currículos individuais ou regionais e orientar a organização das Propostas Pedagógicas Curriculares das instituições de ensino. Comitê que trata do tema se reuniu esta semana na Secretaria Estadual de Educação.
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06/04/2018 - 14:50
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O comitê executivo paranaense que vai tratar da implementação da Base Nacional Comum Curricular se reuniu esta semana na Secretaria Estadual de Educação. O objetivo do encontro foi definir o cronograma de trabalho que será adotado no estado para a implantação da Base Nacional Comum Curricular.

Formada pela Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime-PR) e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Paraná (Uncme-PR), a comissão estabelecerá grupos de trabalho para a implementação da base. Ficará a cargo do grupo, ainda, a preparação de um documento orientador com uma proposta que venha a adequar as especificidades paranaenses às normativas previstas na nova Base, homologada pelo governo federal em dezembro de 2017.

“Isso não quer dizer que faremos fazer um novo currículo para o Estado, mas sim trabalhar com uma base estadual. Significa que pensaremos uma base própria, ou seja, o aluno terá o direito de aprender tudo aquilo que está previsto na BNCC, mas também aprender sobre aquilo que é considerado essencial no contexto paranaense”, explicou o chefe do Departamento de Educação Básica da Secretaria da Educação, Cassiano Ogliari.

TRÊS FASES - O cronograma será dividido em três fases. A primeira será a de elaboração do documento de referência para a construção dos currículos, que subsidiara as redes na elaboração de seus próprios documentos. “Ficará a cargo dos municípios como trabalhar com este documento: ele poderá ser único ou regional”, esclarece Ogliari. Com o documento de referência, os municípios poderão articular, construir ou reelaborar currículos individuais ou regionais e orientar a organização das Propostas Pedagógicas Curriculares das instituições de ensino.

Na sequência serão feitas audiências públicas para discutir as propostas com a comunidade escolar. A terceira fase prevê a consolidação das contribuições, culminando numa versão consolidada do documento.

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