Paraná e província chinesa
de Hubei assinam
termo de cooperação

Objetivo é estimular o intercâmbio e a cooperação entre as duas regiões. Há interesse de cooperação em ciência e tecnologia, indústria, capacitação de recursos humanos, agricultura e comércio
Publicação
12/11/2016 - 12:10

Confira o áudio desta notícia

O Estado do Paraná e a província chinesa de Hubei firmaram um memorando de entendimento para estimular o intercâmbio e a cooperação entre as duas regiões. O documento foi assinado neste sábado (12) pela vice-governadora Cida Borghetti e pela vice-governadora da província de Hubei, Liang Huiling, em cerimônia no Palácio Iguaçu.
O texto aponta a cooperação nas áreas de ciência e tecnologia, indústria, capacitação de recursos humanos, agricultura e comércio. Também estimula o intercâmbio entre instituições de pesquisa científica e de ensino técnico e superior. “Vamos acelerar os entendimentos para desenvolver políticas públicas e ações efetivas e integradas entre Paraná e Hubei”, disse Cida Borghetti.
MISSÃO - A vinda da comitiva chinesa ao Paraná e a assinatura do termo são resultados da missão paranaense a Hubei, liderada pela vice-governadora do Paraná e pelo presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), Adalberto Netto, em junho deste ano. A convite dos chineses eles participaram do “Fórum sobre Capacidade de Produção Global e Cooperação Empresarial" e iniciaram as tratativas para estreitar as relações entre o Paraná e Hubei.
PARCERIA - Cida Borghetti reforçou o interesse do Governo do Estado em aumentar a presença internacional do Paraná com novas parcerias e oportunidades de investimentos. "O Paraná é considerado um dos estados mais competitivos da América do Sul. Construímos nos últimos anos um dos melhores ambiente de negócios da América do Sul”, disse ela.
A comitiva foi recebida, também, por técnicos das secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Planejamento e Coordenação Geral; Agricultura e Abastecimento; Assuntos Estratégicos, além da Copel e Agência Paraná de Desenvolvimento (APD).
SEMELHANÇAS - A vice-governadora de Hubei, Liang Huiling, destacou o desenvolvimento econômico do Paraná e citou as semelhanças entre as economias das duas regiões como um dos principais pontos na cooperação. Hubei possui o maior porto fluvial do país e se destaca nas áreas industriais automotiva, processamento de alimentos, energia elétrica, além de ser um dos principais produtores de grãos da China
“Essas semelhanças nos aproximam. Percebemos de perto o desenvolvimento das cidades e a capacidade de trabalho do Governo do Estado. Há um grande interesse de Hubei em avançar nos entendimentos”.
HUBEI - Localizada na região central da China, a província de Hubei tem 61 milhões de habitantes. Rica em recursos hídricos, é uma das bases industriais mais importantes da China. Possui o maior porto fluvial chinês e movimentou US$ 820 milhões na balança comercial com o Paraná em 2015.
Os setores industriais de destaque são automóveis, metalurgia, máquinas, energia elétrica, indústria química, processamento de alimentos, tecnologia da informação, indústria leve e a indústria têxtil e materiais de construção. Na agricultura a província é uma das maiores produtoras de grãos, óleo, algodão e arroz..

GALERIA DE IMAGENS