Paraná é classificado
com nota “BBB-” pela
agência Fitch Ratings

A avaliação é um indicativo de credibilidade internacional e nacional do estado para operar com agentes financeiros globais e locais e sinaliza a capacidade de honrar seus compromissos financeiros
Publicação
15/03/2013 - 14:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Uma das principais empresas de classificação de riscos do mundo, a Fitch Ratings, conferiu ao Paraná o rating global “BBB-“ e o local “AA+”, sinalizando “perspectiva estável”. A avaliação é um indicativo de credibilidade internacional e nacional do estado para operar com agentes financeiros globais e locais e sinaliza a capacidade de honrar seus compromissos financeiros. A classificação foi divulgada pela agência nesta sexta-feira (15).
Para o secretário estadual da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, a avaliação coloca o Paraná entre as mais bem conceituadas administrações públicas do Brasil. “Como destaca o governador Beto Richa, a atração dos investimentos, que têm promovido o desenvolvimento do Estado, é impulsionada pela segurança jurídica, credibilidade política e responsabilidade fiscal garantidas pelo atual governo”, afirma o secretário.
Ainda segundo Hauly, esses fatores já vinham motivando empresas nacionais e internacionais a investirem no Paraná antes mesmo da classificação da Fitch. “Ou seja, o meio empresarial já tinha uma avaliação positiva de que encontra em nosso estado o ambiente favorável ao crescimento de seus negócios”.
O presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Gilmar Mendes Lourenço, pondera que a nota de risco atribuída ao Paraná pela Fitch Ratings pode ser melhorada com as ações desenvolvidas pelo atual governo.
“Há ainda muito espaço para crescer e recuperar a economia do Paraná. Com os investimentos feitos pelo governo Beto Richa nos últimos dois anos e com a viabilização das linhas de crédito junto ao Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento a tendência é melhorar ainda mais a nota no futuro”, analisou Lourenço.
O secretário Hauly destaca virtudes que colocam o Paraná na vitrine nacional do desenvolvimento dos estados, como posicionar-se como quinta maior economia do país, apesar de ter apenas 2,3% do território e 5% da população brasileira. Vários fatores contribuem para isso, como, por exemplo, a constante expansão do parque industrial, o maior porto brasileiro de movimentação de grãos, além de responder pela maior produção de grãos do país.
Hauly lembra, ainda, que no cenário virtuoso do estado destaca-se a sua base técnico-científica, representada por várias instituições, como a Embrapa-Soja, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), a Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola, Tecnologia da Nossa Terra (Coodetec), os centros tecnológicos de grandes empresas, entre outros, bem como as instituições de ensino superior do estado.
OUTROS ESTADOS - A Fitch já havia atribuído ao estado de São Paulo a nota “BBB” para a classificação global e “AA+”, para o local; o Rio de Janeiro teve “BBB-“ e “AA”, enquanto Santa Catarina obteve “BBB-“ e “AA” nas categorias global e local, pela ordem.