Paraná e Finlândia assinam
memorando para estreitar relações

O objetivo é promover a cooperação nas áreas de agricultura, economia, inovação, cultura e educação. O Paraná tem buscado estreitar relações com outras nações
Publicação
27/03/2017 - 12:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa recebeu nesta segunda-feira (27), no Palácio Iguaçu, o embaixador da Finlândia no Brasil, Markku Virri, para assinar o Memorando de Entendimento de Cooperação Internacional entre o Paraná e a Finlândia. Trata-se de um protocolo de intenções com o intuito de promover a cooperação nas áreas de agricultura, economia, inovação, cultura e educação.
“Com a assinatura desse documento, ficamos muito seguros e tranquilos de que estamos firmando uma parceria que contribui de forma decisiva e direta para darmos passos consistentes nas áreas de educação, inovação, tecnologia e ciência”, afirmou o governador.
Durante o evento, o embaixador falou sobre as áreas que mais despertam interesse da Finlândia no Estado. “Sabemos que o Paraná é muito desenvolvido na área da indústria, agricultura e agropecuária e queremos estabelecer uma troca de experiências”, disse. O embaixador lembrou ainda que o sistema educacional da Finlândia é um dos melhores do mundo e que o país pode contribuir muito com o Paraná nesta área. “Estamos prontos para dar e servir”, completou.
EMPRESAS - Em sua primeira visita ao Paraná, no ano passado, o embaixador deixou claro que retornaria, em 2017, para assinar o documento que dá continuidade a intenção de estreitar as relações da Finlândia com o Paraná. “O memorando reforça a nossa cooperação, já houve esforços conjuntos, mas há potencial para muito mais”, ressaltou.
Atualmente, pelo menos cinco empresas do país nórdico mantêm unidades no Paraná: a Valmet, empresa que desenvolve tecnologias, automação e serviços para indústrias de celulose, papel, energia e processos; a Metso Paper, líder mundial no setor de mineração; a Andritz, fornecedora de instalações, equipamentos e serviços para hidrelétricas; a Huhtamäki, indústria de plásticos; a PKC Group, montadora de veículos e a empresa química Kemira.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS – Para o secretário Especial para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, há interesse mútuo entre Paraná e Finlândia em promover aproximações. “A Finlândia é uma referência no mundo e temos várias áreas importantes que podem servir nessa cooperação, como a educação finlandesa que é uma das mais enaltecidas mundialmente”, disse.
Em 2016, a secretaria para Assuntos Estratégicos recebeu cerca de 50 delegações estrangeiras no Estado com o intuito de estreitar laços e ampliar parcerias. “Queremos nos aproximar de outras nações e os outros países também querem estar mais perto do Paraná”, afirmou Arns. “A busca por cooperações é constante e o Paraná está se estruturando para ter uma organização cada vez melhor no que diz respeito às parcerias internacionais. Temos que pensar aproximações permanentes e buscar trabalhar juntos no mundo inteiro”.
PRESENÇAS - Primeiro-secretário da Finlândia, Jere Pitkanen; cônsul da Finlândia no Paraná, Carlos Eduardo Guimarães; presidente e chanceler da Universidade Cristã da Flórida, Anthony Portigliatti; secretário para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns; secretário de Cultura, João Luiz Fiani; secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Bonetti; representante da secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evandro Razzoto; diretor de Relações Institucionais da Copel, Cristiano Hotz; assessora Técnica da Agência Paraná de Desenvolvimento, Cristina Marochi.

GALERIA DE IMAGENS