Paraná dá exemplo
de mobilização
sobre transparência

Trabalho do Estado para organizar a etapa regional da Consocial foi destacado pelo coordenador executivo nacional do evento, Fábio Félix, durante reunião nesta terça-feira (27) em Curitiba
Publicação
27/09/2011 - 17:55

Confira o áudio desta notícia

O processo de organização das etapas municipais e regionais da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial) no Paraná foi destacado como referência para outros estados brasileiros pelo coordenador executivo nacional do evento, Fábio Félix. Ele participou, nesta terça-feira (27), em Curitiba, da quarta reunião sobre o tema promovida pela Secretaria de Estado de Controle Interno e a Controladoria Geral da União (CGU) no Palácio das Araucárias.
“O Paraná já definiu o calendário e está pronto para a fase de mobilização da sociedade para participar do processo de coleta de diretrizes que irão contribuir para a prevenção e o combate à corrupção”, avaliou.
Félix reforçou que a população pode encaminhar sugestões e indicar diretrizes para assegurar a transparência e o controle social. “Estudantes e colegas de trabalho, por exemplo, podem promover conferências livres para discutir os temas e encaminhar suas propostas à conferência nacional. É importante que a sociedade tenha consciência de que ela tem o direito e o dever de acompanhar a aplicação dos recursos públicos”, disse.
CONSOCIAL – A 1ª Consocial visa promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública. As propostas e diretrizes subsidiarão a criação de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, podendo ainda se transformar em políticas públicas, projetos de lei e até passar a compor agendas de governo em âmbito municipal, estadual ou nacional.
A conferência estadual no Paraná será realizada em março de 2012, em Curitiba, para discutir as diretrizes indicadas nas etapas municipais e regionais e apresentar as propostas paranaenses que serão levadas para a conferência nacional, em maio de 2012, em Brasília. O tema central da 1ª Consocial é “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública”.
A comissão organizadora paranaense é integrada por representantes de 30 entidades. “O objetivo principal das convenções é a promoção da transparência pública e o estímulo à participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático”, disse o secretário do Controle Interno, Mauro Munhoz.

GALERIA DE IMAGENS