Paraná avança na geração de empregos, diz Richa

Governador participou da inauguração da nova sede da Federação dos Trabalhadores em Cooperativa do Paraná e ressaltou os avanços obtidos pelo Estado, principalmente na economia, que está na contramão da crise nacional.
Publicação
21/08/2017 - 17:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa afirmou nesta segunda-feira (21) que com diálogo, respeito e políticas públicas de atração de investimentos, o Paraná avançou na geração de empregos em comparação ao resto do País. “Apesar da recessão nacional que deixou 14 milhões de brasileiros desempregados, segundo o Caged, tivemos uma geração positiva de emprego todos os meses do ano”, disse. Ele participou da inauguração da nova sede da Federação dos Trabalhadores em Cooperativa do Paraná (Fetracoop), em Curitiba. 

Além de manter um dos melhores saldos de emprego do País, Richa destacou que a economia paranaense também está na contramão da crise nacional. “O PIB do Paraná cresceu 2,5% no primeiro trimestre enquanto o do Brasil decresceu 0,4% no período”, disse. “Essas conquistas são resultado das ações do nosso governo para equilibrar as contas públicas e de programas como o Paraná Competitivo. Hoje o Estado passa pelo maior ciclo industrial de sua história”, afirmou.

O presidente Fetracoop, Clair Spanhol, afirmou que as ações do Governo do Estado são essenciais para a melhoria das condições de trabalho no Estado, principalmente para os empregados das cooperativas paranaenses. “O Beto Richa é um governador amigo dos trabalhadores, que ajudou a construir a nossa categoria”, disse. “Sempre encontramos as portas das secretarias de Estado abertas para os trabalhadores de cooperativas”, afirmou.

Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), central sindical à qual a Fetracoop é filiada, também destacou os diferenciais do Estado. “O Paraná é um exemplo para o resto do Brasil. A política do salário mínimo regional deveria ser replicada pelos outros estados porque é um instrumento poderoso de distribuição de renda”, disse.

REPRESENTAÇÃO – A Fetracoop representa cerca de 70 mil trabalhadores filiados aos sindicatos de cooperativas agrícolas, crédito, saúde e agroindustriais no Estado. “É uma importante federação, que tem dado grandes contribuições na defesa dos interesses dos trabalhadores. Quero reiterar o respeito que tenho por essa entidade e renovar nossos compromissos com os trabalhadores”, ressaltou Richa. 

A nova sede da entidade, localizada no bairro Jardim Botânico, oferece rá melhor estrutura para as atividades da Federação em favor dos sindicatos e dos trabalhadores.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; o diretor administrativo da agência paranaense do BRDE, Orlando Pessuti; os presidentes da Sanepar, Mounir Chaowiche; da Coopavel, Dilvo Grolli; da UGT Paraná, Paulo Rossi; e o deputado estadual André Bueno.

GALERIA DE IMAGENS