Paraná apresenta boas
práticas para capacitação
de pessoas de baixa renda

Por meio do Pronatec, a população de baixa renda tem acesso à qualificação profissional. Em 2013, foram matriculadas 27.176 pessoas nos cursos em 213 municípios paranaenses
Publicação
07/04/2014 - 16:28
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social apresentará as boas práticas desenvolvidas pelo Governo do Estado no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Plano Brasil Sem Miséria, durante a Oficina Regional de Inclusão Produtiva Urbana 2014. O evento acontece nesta terça e quarta-feira (8 e 9), no Mabu Curitiba Convention, em Curitiba, e reunirá representantes do Ministério do Desenvolvimento Social, dos governos estaduais e de municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Durante a Oficina, o Ministério apresentará um balanço do trabalho desenvolvido na Região Sul pelo Pronatec, uma das ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria. Outro objetivo será a discussão de novas estratégias que possam alavancar ainda mais o programa. Representantes de 20 municípios paranaenses devem participar do evento. Eles foram selecionados pelo Governo Federal por terem um grande número de vagas disponíveis para os cursos de qualificação profissional.
Entre as boas práticas que serão apresentadas pela Secretaria da Família do Paraná está a realização de fóruns regionais de apoio à formação e qualificação profissional para informar, orientar e divulgar as ações e possibilidades de acesso aos programas de qualificação profissional e a participação da pasta no Comitê Qualifica Paraná, que orienta os municípios que querem aderir ao Pronatec.
A secretaria também promoveu uma webconferência , em 2 de abril, quando um convidado do Ministério do Desenvolvimento Social falou sobre a operacionalização do sistema para aproximadamente 400 pessoas de escritórios regionais, prefeituras e todos os equipamentos de assistência social existentes no Estado.
PRONATEC - O Pronatec do Plano Brasil Sem Miséria tem como principal público os beneficiários dos programas de transferência de renda. Por meio do programa, a população de baixa renda, mesmo nas regiões historicamente com baixo desenvolvimento, tem acesso à qualificação profissional.
Os cursos são oferecidos gratuitamente. Quem participa também recebe alimentação, transporte e materiais escolares. As capacitações são realizadas em instituições de ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema nacional de aprendizagem (Senac, Senai, Senar e Senat) e a rede federal e estadual de educação profissional e tecnológica.
Em 2013, foram registradas 27.176 pessoas matriculadas para os cursos do Pronatec em 213 municípios paranaenses. No primeiro semestre de 2014, o número de matrículas chega a 18.866.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr  e www.pr.gov.br  

GALERIA DE IMAGENS