O Paraná Cidadão levou diversos serviços gratuitos a milhares de pessoas em Nova Tebas, município localizado na região Norte Central do Estado. Dois atendimentos tiveram destaque durante a feira. A emissão da carteira de identidade e a confecção do CPF.
A feira de serviços registrou cerca de 5,6 mil atendimentos. Ao todo, mais de duas mil pessoas que passaram pelo evento aproveitaram para conhecer os diversos serviços de graça. Ações como a emissão de documentos pessoais, intermediação de vagas de emprego, cadastro no programa Nota Paraná e o cadastro para diminuição das tarifas social de luz e água apresentaram benefícios para todos os participantes.
Também estavam disponíveis os estandes das orientações jurídicas, sobre direitos humanos, assistência social, saúde, defesa do consumidor e do cadastro biométrico no novo portal Governo Digital, que apresenta uma alternativa on-line de atendimento ao cidadão.
AÇÕES SOCIAIS - Para as crianças, atividades culturais, lúdicas e de lazer, bem como ações, nas escolas municipais e estaduais, de educação para o trânsito foram realizadas em parceria com o programa Detran na Escola.
Aos idosos, houve curso básico para Smartphone, projeto que capacita pessoas idosas, maiores de 60 anos, para a utilização da Internet e acesso às Redes Sociais. O Projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa é promovido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).
Quem participou do evento conseguiu renovar seus documentos, ou fazer pela primeira vez, como é o caso de João Paulo dos Santos, 45 anos, que emitiu os seus primeiros documentos.
João sempre trabalhou na roça e viveu apenas com sua certidão de nascimento como documento de identificação. Agora com a feira de serviços foi possível fazer o seu RG, CPF e Carteira de trabalho.
A sobrinha, Cleonice dos Santos, incentivou e levou João até o evento, disse que o tio nunca teve a chance de fazer os documentos. “Sempre era longe, não conseguíamos levar ele até o local e agora com esses serviços aqui pertinho e de graça facilitou e consegui incentivar o tio pela primeira vez”.
Já o seu Alexandre, 80 anos, há muito tempo teve seus documentos roubados, só agora conseguiu atualizar a segunda via.
Quem participou desse trabalho foi a identificadora do Instituto de Identificação do Paraná de Santa Maria d’Oeste, Orleane Carvalho. Para ela foi muito trabalhoso, mas só pelo fato de ter ajudado essas pessoas valeu a pena. “É muito gratificante ver a população saindo daqui com o documento, como uma pessoa reconhecida nos cadastros do Estado ou com documentos refeitos depois de anos”, disse Orleane.
Segundo o secretário estadual da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Elias Gandour Thomé, dar oportunidade a quem realmente precisa é o principal objetivo. “Isso é muito importante para a cidadania e identificação do cidadão paranaense. Viajamos o Estado inteiro para dar essa oportunidade à população e, como recompensa, presenciamos momentos como esses, que mostram o trabalho do Governo do Estado sendo feito”.
“Nós colocamos a estrutura do governo perto das pessoas. Foram mais de 30 opções de serviços nas áreas sociais e de cidadania acessíveis para a população de Nova Tebas e região”, disse o secretário Elias Thomé.
O evento é promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, em parceria das secretarias de Estado, prefeitura e outras instituições parceiras e voluntariadas.
NÚMEROS DE ATENDIMENTOS DOS PRINCIPAIS SERVIÇOS
Carteiras de Identidade – 1.169 emissões de documentos de identidade
Orientações jurídicas, trânsito, consumidor, direitos humanos, saúde e assistência social – 884 registros
CPF – 397
Nota Paraná – 304
Atividades culturais – 200 registros
Tarifa social de Luz e Água – 149 atendimentos
Carteira de Trabalho – 27