Na semana em que se comemora o Dia do Motociclista, celebrado em 27 de julho, os motociclistas do Paraná poderão participar de um curso sobre técnicas de pilotagem defensiva. O curso acontece de segunda (24) até quarta-feira (26) em telessalas da Escola Pública do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), em 22 municípios. Há 526 inscritos em todo o Estado.
As palestras são ministradas pelo instrutor homologado pelo Detran de São Paulo Carlos José Amaral. Com duração de 3 horas e 30 minutos, vão abordar assuntos como uso adequado dos equipamentos de segurança, técnicas de curvas, como utilizar o torque e a potência de forma defensiva e técnicas de frenagens.
A programação faz parte da iniciativa nacional Vida no Trânsito, desenvolvida pela secretaria da Saúde, Detran, secretaria da Educação e Polícia Militar, além de instituições municipais e sociedade civil. As ações têm o objetivo de detectar os problemas que existem no trânsito de uma região, prever possíveis cenários que possam vir a ocorrer e propor soluções para minimizar os índices de mortes e sequelas causadas por esses acidentes.
O projeto já foi implantado em 10 cidades: Curitiba, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Cascavel, Paranavaí, Maringá, Londrina e Paranaguá. “Acidentes de trânsito são um dos maiores problemas enfrentados pela saúde pública. Com esse projeto, que está crescendo a cada ano, queremos reduzir esses números. Queremos mais municípios aderindo ao programa e mais motoristas e motociclistas sendo capacitados”, diz o secretário de Estado da Saúde em exercício, Sezifredo Paz.
Do total de acidentes de trânsito com vítimas no Paraná em 2016, 30% envolveram motocicletas. “A cada dez leitos de UTI no Paraná, quatro são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito e, em média, 30% estão relacionados a motos. Os gastos que a saúde tem com esse tipo de acidentes são muito altos”, ressalta a superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini.
De acordo com o diretor do Detran, Marcos Traad, o Governo Estadual já investiu R$ 98 milhões, desde 2011, em educação para o trânsito. “É um investimento seguro. Temos reduções gradativas no número de mortes no trânsito e a esperança que reduzam cada vez mais. Mas para isso é preciso que todos tenham uma atenção especial ao comportamento individual porque ele pode trazer danos irreparáveis ao coletivo. É preciso de uma mudança de comportamento ético no trânsito”, salienta.
VIDA NO TRÂNSITO – A Secretaria de Estado da Saúde possui a Comissão de Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito, responsável por acompanhar e avaliar as ações do projeto Vida no Trânsito nos municípios em que atua. Qualquer pessoa pode solicitar informações, sugerir ideias para evitar acidentes de trânsito ou, caso sua cidade não tenha o projeto, requisitar uma visita da secretaria. O contato deve ser feito pelo e-mail vidanotransitoparana@sesa.pr.gov.br.